Lula está ansioso e triste com dificuldades para governar, dizem auxiliares do presidente

Aliados dizem que os momentos em que o petista deixa transparecer maior decepção são quando percebe limitações para fazer valer a sua vontade
Por: Brado Jornal 15.mai.2023 às 15h04
Lula está ansioso e triste com dificuldades para governar, dizem auxiliares do presidente
(foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está ansioso e, em alguns momentos, demonstra estar até triste com as condições adversas que enfrenta hoje para governar o Brasil, dizem axiliares e ministros do governo. A informação é da colunista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

Segundo os aliados de Lula, os momentos em que o petista deixa transparecer maior decepção são quando percebe limitações para fazer valer a sua vontade. As dificuldades seriam maiores do que as que existiam em seus dois mandatos anteriores.

Cinco meses depois de assumir o terceiro mandato, Lula já sofreu derrotas no Parlamento e não consegue fazer com que o Banco Central baixe os juros. Diversas outras iniciativas que teve, inclusive no plano internacional, não vingaram. Nem mesmo a escolha do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) parece que será fácil, como foi em governos anteriores.

Lula estaria, de acordo com assessores próximos ouvidos pela coluna, vivendo um paradoxo: se elegeu com ambições maiores do que as que tinha em eleições anteriores e determinado a, desta vez, não fazer tantas concessões como as que teve que fazer anteriormente para governar. Porém, a avaliação é de que o petista tem hoje muito menos poder.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa Quaest revela preferências do eleitorado baiano para governador em 2026
Levantamento indica que quase metade dos baianos deseja um candidato alinhado ao presidente Lula, enquanto independentes aparecem em segundo lugar.
Lula aceita derrota no veto da dosimetria após priorizar Messias
Planalto concentrou esforços na vaga do STF e abriu mão de resistir no Congresso
Aliados de Bolsonaro recuam de pressão por CPI do Banco Master após acordo com Alcolumbre
Parlamentares do PL desistem de instalar comissão durante sessão do Congresso que deve focar na derrubada de vetos à lei de redução de penas.
Alcolumbre afirma ter apenas opinado sobre placar de Messias
Presidente do Senado explica cochicho a Jaques Wagner antes de derrota histórica no STF
Governo suspeita de traição do MDB na rejeição de Messias
Aliados de Lula mapeiam votos contrários na bancada emedebista após derrota histórica no Senado
Congresso derruba veto de Lula e aprova lei da dosimetria
Parlamentares impõem mais uma derrota ao Planalto ao validar regras que alteram cálculo e progressão de penas, com impacto sobre condenados do 8 de Janeiro.
Carregando..