Mendonça suspende ação penal contra Renan por chamar Lira de 'ladrão'

Decisão vale até STF decidir competência para julgar o caso; presidente da Câmara alega ter sido vítima de crime contra a honra
Por: Brado Jornal 01.jun.2023 às 06h41
Mendonça suspende ação penal contra Renan por chamar Lira de 'ladrão'
Arthur Lira e Renan Calheiros são adversários de longa data em Alagoas. Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Dida Sampaio/Estadão Foto: Estadão / Estadão

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quarta-feira, 31, uma ação penal movida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) por ataques durante a campanha. Os dois são adversários políticos de longa data.


A decisão vale até o STF definir se o processo deve correr na primeira instância ou se o caso deve ser julgado no próprio Supremo. A ação tramita na 1.ª Vara Criminal de Brasília.


Em uma análise preliminar, o ministro afirmou que o caso parece ter 'relação de pertinência' com o mandato parlamentar, o que atrairia a competência do STF.


"É desta Suprema Corte a competência inclusive para decidir se o suposto ilícito penal guarda, ou não, vínculo de pertinência com a função parlamentar", escreveu Mendonça.


O ministro justificou que a suspensão vai servir para evitar atos processuais de um juízo, 'em tese, incompetente'. A decisão atendeu a um pedido do advogado Luís Henrique Machado, que defende Renan Calheiros.


Lira afirma que foi vítima de crime contra a honra em uma publicação nas redes sociais. Renan afirmou que o presidente da Câmara é 'ladrão já condenado por desvios na Assembleia'. "Segue roubando no orçamento secreto, metendo as mãos sujas na PF/AL para qual trouxe a aliada", escreveu o senador no Instagram.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
O caso do aluno com camisa de Bolsonaro em faculdade de Salvador: "posso ser expulso e perder todo o curso de direito"
A direção da faculdade salientou que o “professor não está sendo investigado”
Comitê da Câmara dos EUA libera documentos sobre censura de Moraes
O documento compila registros enviados a um subcomitê do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pela X Corp
Capitão Alden aperta ministro da Justiça em Comissão da Câmara
Deputado fez vários questionamentos, mas titular da pasta não respondeu
Moraes usou “padrão apavorante”, diz Deltan sobre relatório dos EUA
O ex-deputado federal publicou sua “análise jurídica inicial dos arquivos do Congresso Americano” em seu perfil no X
CGU pune Sérgio Camargo
Ex-presidente da Fundação Palmares está inelegível por 8 anos
PL vai acionar TSE pela cassação de Moro
O senador havia sido alvo de acusações de abuso de poder econômico, caixa dois e manipulação dos meios de comunicação durante as eleições de 2022
Carregando..