Rui Costa diz que “não foi feliz” ao falar de Brasília

Em 2 de junho, ministro afirmou que a localização da capital distancia os congressistas da população e foi criticado
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 18h55
Rui Costa diz que “não foi feliz” ao falar de Brasília
Sérgio Lima/Poder360 10.mar.2023

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), fez uma série de publicações em seu perfil no Twitter nesta 4ª feira (7.jun.2023) em que responde críticas a sua fala sobre Brasília. Ele diz que “não foi feliz” nas palavras, o que permitiu que sua declaração fosse interpretada como um ataque à cidade ou ao seu povo. Na 6ª feira (2.jun), Rui Costa afirmou que a localização da capital federal distancia os congressistas da população.


Em um dos tweets, o ministro declarou: “Quero deixar absolutamente claro que meu desabafo nada tem a ver com brasileiras e brasileiros que vivem na capital, com seus familiares, lutando, sonhando e passando dificuldades como tanta gente em todas as cidades do país.” 

“Brasília é formada por uma gente corajosa e trabalhadora, que labuta todos os dias, com muito esforço e dignidade, por uma vida melhor. Tenho a convicção de que nada supera o trabalho”, acrescentou o ministro.

ENTENDA O CASO

Durante evento em Itaberaba (BA), Rui Costa chamou a capital brasileira de “ilha da fantasia”. Disse que a localização de Brasília “fez muito mal ao Brasil” por afastar os congressistas da “vida das pessoas”. Afirmou ainda que a capital federal deveria ter ficado no Rio de Janeiro ou ter ido para Bahia, Estado que governou de 2015 a 2022.


“Quem fosse entrar num prédio [de Brasília], ou na Câmara dos Deputados, ou Senado, teria que passar, antes de chegar no seu local de trabalho, em uma favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, disse o ministro.


No domingo (4.jun), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), chamou o ministro de “idiota completo” pela declaração. “Agora sabemos de onde partiu o ataque ao Fundo Constitucional”, declarou o emedebista em entrevista ao jornal Correio Braziliense. Disse ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nunca demonstrou pensar como o ministro.


Ainda no domingo, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Distrito Federal publicou nota de repúdio, na qual defende que a fala de Rui “ofende” os antepassados de Brasília e que o ministro da Casa Civil deveria ter “noção de responsabilidade” em razão do cargo que ocupa. 


Alguns deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal chegaram a enviar um ofício a Lula pedindo a demissão de Rui. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Direita está acabada se for reduzida ao bolsonarismo, diz Kim
Deputado quer concorrer à Prefeitura de São Paulo contra Ricardo Nunes, que tem apoio de Bolsonaro
Com RS em calamidade, Leite vai a show de Ivete Sangalo em SP
Congresso reconheceu estado de calamidade pública do Estado na 5ª feira (28.set) depois de novas chuvas atingirem região
PL está se passando de fachada, diz Carlos Bolsonaro
Vereador sugere que partido dividido prejudica a base de Bolsonaro; fala se dá após aceno de Valdemar a Dino
Bolsonaro vai a lançamento de livro de demitido da “Jovem Pan”
Ex-presidente foi recebido sob os gritos de “mito” ao chegar em livraria em Brasília para evento de Tiago Pavinatto
Carregando..