Política Exclusivo

"Bolsonaro Argentino" Javier Milei Pode Ganhar as Eleições na Argentina no Primeiro Turno, apontam pesquisas

Javier Milei candidato Liberal de direita conhecido como o "Bolsonaro Argentino" tem grandes chances de vencer a disputa contra a esquerda ainda no primeiro turno que ocorre neste domingo, dia 22
Por: Brado da Redação 21.out.2023 às 19h53

O candidato à presidência da Argentina Javier Milei, que ficou conhecido como "Bolsonaro Argentino" tem grandes chances de fazer um feito histórico e ganhar as eleições na "Primeira volta" no primeiro turno das eleições que serão realizadas neste domingo 22, a previsão foi confirmada após a última rodada de pesquisas que apontaram o candidato Liberal de Direita na liderança em grande parte dos institutos eleitorais.

Três candidatos disputam os votos dos argentinos com chances reais de vitória, Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, lidera o pleito e logo atrás dele está Sergio Massa, ministro da Economia e candidato do governo de Alberto Fernández de Esquerda e ligado ao peronismo, em terceiro lugar está Patricia Bullrich, do Juntos pela Mudança, apadrinhada do ex-presidente Maurício Macri de Centro-Direita.

Milei que surpreendeu até os institutos de pesquisa mais confiáveis ganhou as prévias com 30% dos votos e a última pesquisa já sobre o primeiro turno, realizada pela SCI Data e divulgada nesta sexta 20, Miliei está em primeiro lugar absoluto com 43.2% das intensões seguido de Sergio Massa com 27.8% e Patricia Bullrich 24.0%.

Diferente do Brasil que o presidente da República é eleito com 50% mais 1% dos votos válidos, na Argentina há dois cenários possíveis para a vitória no primeiro turno: quando o candidato obtém 45% dos votos ou caso o presidenciável obtenha 40% dos votos somado a uma diferença de 10 pontos percentuais do segundo colocado. Isso quer dizer que se as pesquisas estiverem corretas e Milei obter 40% dos votos e o candidato da Esquerda Sergio Massa obter apenas 30%, Milei será eleito presidente da argentina já no primeiro turno.

Ainda que a disputa vá para segundo turno, a tendência é que grande parte do eleitorado da terceira colocada vote no Milei o que aumenta ainda mais suas chances de ser o novo presidente da Argentina.

Os Marqueteiros do PT estão trabalhando para o candidato governista Sergio Massa, na Argentina e reforçaram os ataques a Javier Milei na reta final da campanha usando a mesma estratégia que foi usada na campanha contra Bolsonaro. 

Mas Milei não está sozinho, O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também viajou para Argentina e irá acompanhar e ajudar o candidato da direita nas eleições, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também está acompanhado dos colegas Rodrigo Valadares (União-SE) e Marcel Van Hattem (Novo-RS), além deles um grupo de 69 deputados assinou uma carta pública de apoio ao candidato considerado pela imprensa como "utra-direita" Javier Milei.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também enviou uma mensagem de apoio ao candidato de direita nesta terça-feira (17), O material foi publicado nas redes sociais do argentino.

“Olá, Javier Milei. Feliz em receber seu livro. Nós, realmente, sabemos o que é melhor para os nossos países. Não podemos continuar com a esquerda. É um apelo que eu faço a todos os argentinos: vamos mudar, e mudar para valer, com Milei. Compromisso meu, hein?! Vou para a tua posse”, disse Bolsonaro.



Fonte: BradoJornal



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
“Não se briga com Moraes; a gente se une a ele”, diz Tarcísio
O governador de São Paulo elogiou o ministro chamando-o de “inteligente, corajoso e obstinado”
OAB irá pagar passagens e hospedagem de Nunes Marques na Europa
O ministro irá a Madri a convite do CFOAB, responsável por custear suas passagens e a sua hospedagem
Sem denúncia, Silvinei Vasques completa 8 meses preso por ordem de Moraes
PF alega que a prisão do ex-chefe da PRF é importante para 'produção de provas'
TSE condena Lula a pagar R$ 250 mil em ação movida por Bolsonaro
Tribunal entendeu que o petista e sua frente partidária atuaram no impulsionamento de propaganda eleitoral negativa na internet
Executiva do PL se reúne para decidir apoio a Bruno Reis nesta terça
A imprensa terá acesso às instalações partidárias para a realização de entrevistas após o encontro
Nós plantamos sementes, diz Bolsonaro
Ex-presidente deu a declaração ao lado dos governadores Caiado e Tarcísio
Carregando..