Partido Novo questiona STF sobre a manutenção de prisões do 8 de janeiro

A sigla menciona um parecer favorável do MPF pela liberdade provisória dos detentos e cita a morte de um desses presos
Por: Brado Jornal 21.nov.2023 às 20h25
Partido Novo questiona STF sobre a manutenção de prisões do 8 de janeiro
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O partido Novo enviou um ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no qual questiona a continuidade da prisão preventiva de réus envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. A ação foi articulada pelas bancadas na Câmara e no Senado, juntamente com parlamentares de oposição de outras siglas.

A sigla menciona um parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF) pela liberdade provisória dos detentos e cita a morte de um desses presos, registrada esta semana. No mesmo ofício, é destacada preocupação com a situação.

“Qualquer juiz de primeira instância seria severamente questionado se deixasse passar mais do que um dia. O fato se torna ainda mais grave quando um dos presos perde a vida por conta da inércia do judiciário. É preciso que as pessoas que estão presas tenham seus direitos constitucionais garantidos e aquelas que têm comorbidades possam cuidar da sua saúde em ambiente adequado, conforme diz a própria lei”, defendeu o deputado do Novo, Marcel van Hattem (Novo-RS).

No documento, os senadores e deputados também falam em “morosidade das autoridades” e questionam Moraes pela não análise da manifestação do MPF.

“Diante da gravidade do acontecimento, uma vez que a morosidade das autoridades públicas ocasionou a morte de um réu, questionamos por quais motivos o Excelentíssimo relator, Ministro Alexandre de Moraes, sequer analisou a manifestação do Ministério Público”, escrevem os parlamentares.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro reforça convite a Michelle após críticas em vídeo
Senador diz ter “coração aberto” para diálogo e reafirma evento com foco em mulheres, mesmo após exposição pública de atritos
Produtora de 'Dark Horse' contrata suspeito do PCC em projeto da Prefeitura de SP
Defesa nega qualquer ligação com a facção criminosa; instituto afirma desconhecimento total de antecedentes e prefeitura reforça que mantém contrato apenas com o parceiro principal
PF mira Maranhãozinho em operação sobre desvio de emendas
Deputado do PL-MA é alvo de buscas da Operação Afluente, que apura esquema de corrupção via Codevasf; parlamentar já foi condenado pelo STF no mesmo tipo de caso
Mortes por terremotos na Venezuela chegam a 188
Governo atualiza balanço com 1.520 feridos e 250 prédios danificados ou destruídos; equipes de resgate buscam sobreviventes entre escombros
Michelle Bolsonaro nega raiva e pede união após atritos com Flávio
Ex-primeira-dama esclarece que não há briga nem competição e reforça necessidade de oposição unida contra o governo Lula
Michelle Bolsonaro expõe críticas a enteado após desgastes acumulados
Aliados relatam que ex-primeira-dama reagiu a série de ofensas e indiretas, mas reforça união para eleições
Carregando..