Deputado Capitão Alden quer mudar regras das CPIs

Parlamentar é autor de PL que prevê desdobramentos após encerramento das investigações
Por: Brado Jornal 09.abr.2024 às 15h20
Deputado Capitão Alden quer mudar regras das CPIs
Divulgação

Uma proposição polêmica surge na Câmara Federal, a medida pretende mexer, justamente, em um dos temas de maior atenção da classe política, as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). O Projeto de Lei 1116/2024, altera a Lei nº 1.579/1952, que dispõe sobre as CPIs, para possibilitar o acompanhamento das providências adotadas após o encerramento dos trabalhos. O autor do PL 1116/2024 é o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) que afirma a adesão de vários parlamentares na coautoria. 


De acordo com o militar baiano, a proposição surge da necessidade de aprimorar o acompanhamento e a continuidade das investigações conduzidas pelo Poder Legislativo. “É notório que, historicamente, a grande maioria das CPIs realizadas no Poder Legislativo não tem prosseguimento efetivo pelo Ministério Público ou pela Advocacia-Geral da União. Apesar dos esforços despendidos pelos parlamentares durante as investigações, os resultados obtidos muitas vezes não são aproveitados de forma integral pelas autoridades responsáveis pelos desdobramentos nas áreas penal e civil”, afirma Alden.


Para o Capitão Alden, a aprovação de sua proposição é tida como uma realidade, pois são mais de 40 parlamentares assinando a coautoria e além disso, a fundamentação do PL encontra-se robusta, o que ele entende como pontos essenciais pela boa aceitação da proposta protocolada na Câmara Federal. 


“Até a presente data já são 45 deputados federais como coautores do PL 1116/2024, isso representa uma união de esforços em prol do povo brasileiro. A sociedade necessita que as CPIs passem a dar maior resultado e isso pode se tornar realidade com a aprovação desse projeto”, pontua Alden.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
CGU indica irregularidades em obra da Codevasf financiada por emenda parlamentar de Juscelino Filho
Relatório aponta que a pavimentação de 80% de uma estrada financiada por emenda parlamentar de Juscelino Filho beneficiaria apenas o atual ministro das Comunicações e seus familiares
Prefeito cassado é eleito prefeito em RS
Paulo Renato Cortellini (MDB) deixou o Executivo de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, em cinco de março; neste domingo, em eleição suplementar, conquistou novamente o cargo
“Não se briga com Moraes; a gente se une a ele”, diz Tarcísio
O governador de São Paulo elogiou o ministro chamando-o de “inteligente, corajoso e obstinado”
Executiva do PL se reúne para decidir apoio a Bruno Reis nesta terça
A imprensa terá acesso às instalações partidárias para a realização de entrevistas após o encontro
Jacobina e Irecê: Capitão Alden visita cidades no final de semana
Parlamentar contou com a presença do deputado estadual Diego Castro em Irecê
Governo Tarcísio revoga resolução para consulta pública sobre “crianças LGBT+”
Deputada petista acionou o Ministério Público contra revogação
Carregando..