OAB vai ao Congresso contra Moraes

Beto Simonetti apresentará na próxima semana uma PEC para assegurar à advocacia o direito de realizar sustentação oral nos tribunais
Por: Brado Jornal 11.abr.2024 às 15h27
OAB vai ao Congresso contra Moraes
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diante da rigidez do ministro Alexandre de Moraes, do STF, em não permitir participação de advogados em sessões de julgamento, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, planeja ir ao Congresso Nacional.

Simonetti apresentará na próxima semana uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para assegurar à advocacia o direito de realizar sustentação oral nos tribunais.

Enquanto a OAB alega que a lei garante sustentação oral em agravos, o ministro do Supremo Tribunal Federal diz que o regimento interno não permite a prática.

“O diálogo não foi suficiente para resolver essa questão. Fizemos o possível em relação à proteção do direito da advocacia de realizar sustentação oral nos tribunais brasileiros”, afirmou Simonetti.

“É por isso que, na próxima semana, apresentaremos uma PEC ao Congresso Nacional para encerrar de vez essa discussão sobre se o regimento de um tribunal ou o Estatuto da Advocacia, regido por uma lei federal, tem maior validade”, acrescentou.


Moraes x Toron

Em uma sessão da Primeira Turma do Supremo na terça-feira, 2, o ministro Alexandre de Moraes negou sustentação oral ao advogado Gustavo Mascarenhas durante um agravo regimental, baseado no regimento interno do STF. 

“No caso da Turma, é antigo esse posicionamento, desde 6 de dezembro de 2022 (…) e o plenário também o fez em Ação Direta de Inconstitucionalidade”, justificou Moraes.

Integrante do Conselho Federal da OAB, o advogado Alberto Toron, que se notabilizou pela defesa de réus da Operação Lava Jato, pediu a palavra, argumentando que a Lei nº 14.365/22 regulou a matéria em sentido oposto ao regimento interno do Supremo.

“Respeito o entendimento de Vossa Excelência, de seus eminentes pares. Mas duas ponderações sumariamente. Primeira: nós sabemos que o regimento interno deste egrégio Supremo Tribunal Federal veda sustentações orais em agravos regimentais. Porém, a lei 14.365 expressamente regulou a matéria de forma diferente. Ambas as leis tratam do mesmíssimo assunto, só que uma é posterior à outra. E esse critério da cronologia deveria prevalecer”, argumentou Toron, sendo interrompido por Moraes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TSE condena Lula a pagar R$ 250 mil em ação movida por Bolsonaro
Tribunal entendeu que o petista e sua frente partidária atuaram no impulsionamento de propaganda eleitoral negativa na internet
Leandro de Jesus denuncia hospital em Santa Maria da Vitória que deveria ser inaugurado em 2022
Parlamentar mostra a placa da obra, que estampa o valor de R$ 19.800 milhões para a reforma e ampliação do equipamento
“Não se briga com Moraes; a gente se une a ele”, diz Tarcísio
O governador de São Paulo elogiou o ministro chamando-o de “inteligente, corajoso e obstinado”
OAB irá pagar passagens e hospedagem de Nunes Marques na Europa
O ministro irá a Madri a convite do CFOAB, responsável por custear suas passagens e a sua hospedagem
Executiva do PL se reúne para decidir apoio a Bruno Reis nesta terça
A imprensa terá acesso às instalações partidárias para a realização de entrevistas após o encontro
Jacobina e Irecê: Capitão Alden visita cidades no final de semana
Parlamentar contou com a presença do deputado estadual Diego Castro em Irecê
Carregando..