Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, morre aos 77 anos após complicações de câncer

Em outubro, pouco antes do segundo turno das eleições, o prefeito anunciou que havia encerrado as sessões de quimioterapia, mas que seguiria sob monitoramento médico contínuo
Por: Brado Jornal 26.mar.2025 às 15h00
Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, morre aos 77 anos após complicações de câncer

O chefe do Executivo municipal de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), faleceu nesta quarta-feira (26) aos 77 anos. Ele estava hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, localizado na Região Centro-Sul da capital mineira, desde o dia 3 de janeiro. Na noite anterior, terça-feira (25), ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e também apresentava um quadro de insuficiência renal aguda.


De acordo com informações do hospital, o óbito foi registrado às 11h27 em decorrência das complicações causadas por um Linfoma não Hodgkin.


Fuad Noman havia divulgado em julho do ano passado que enfrentava um Linfoma não Hodgkin (LNH), uma neoplasia que se origina nas células do sistema linfático. Ele já havia sido submetido a uma intervenção cirúrgica e vinha passando por tratamento para combater a enfermidade.


Em outubro, pouco antes do segundo turno das eleições, o prefeito anunciou que havia encerrado as sessões de quimioterapia, mas que seguiria sob monitoramento médico contínuo. No mês seguinte, em novembro, precisou ser internado por cinco dias devido a dores nas pernas provocadas pelos efeitos do tratamento. Ele recebeu alta no dia 28 daquele mês.


Já em dezembro, foi novamente hospitalizado após ser diagnosticado com pneumonia e sinusite, recebendo alta médica em 15 de dezembro. Contudo, no dia 19 do mesmo mês, voltou ao hospital por conta de um quadro de desidratação e diarreia. Durante essa internação, apresentou um "sangramento intestinal secundário em virtude do uso de anticoagulante oral". A alta foi concedida em 23 de dezembro.


No início deste ano, em 3 de janeiro, retornou ao Hospital Mater Dei com insuficiência respiratória aguda, necessitando de ventilação mecânica. O histórico da internação inclui:


Internação em 3 de janeiro por insuficiência respiratória severa;


Melhoras registradas em 6 de janeiro, permitindo a extubação, mas voltou a ser intubado três dias depois;


Procedimento de traqueostomia realizado no dia 10 de janeiro;


Em 25 de janeiro, os médicos confirmaram sua recuperação da pneumonia;


Transferência da UTI para um quarto hospitalar em 29 de janeiro, onde permaneceu sob cuidados médicos.


Fuad Noman governava Belo Horizonte desde março de 2022, quando assumiu o cargo após a saída de Alexandre Kalil, que deixou a prefeitura para concorrer ao governo do estado de Minas Gerais. Em 2024, foi reeleito para a função, obtendo 53,73% dos votos válidos no segundo turno da eleição, superando Bruno Engler (PL).


Linfoma não Hodgkin: o que é?

O Linfoma não Hodgkin é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e se dissemina de maneira desordenada, conforme informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).


O sistema linfático compõe parte do sistema imunológico, responsável por auxiliar o organismo na defesa contra doenças. Como o tecido linfático está distribuído por todo o corpo, a enfermidade pode surgir em diferentes regiões, tornando o diagnóstico mais desafiador.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Filha de PMs morre em tentativa de assalto no Imbuí
Brenda Nicole Alves, estudante de Direito e dona de loja de moda praia, foi baleada no rosto após recusar entregar o celular na madrugada de domingo em Salvador
Mendonça afasta diretor-geral da PF Andrei Rodrigues
Decisão também atinge o diretor de Inteligência e pede sessão extraordinária da Segunda Turma
Padre é preso em Praia Grande suspeito de estuprar coroinha de 19 anos
Jucelino de Oliveira, de 58 anos, teria oferecido bebida ao casal de coroinhas; Justiça afastou o religioso das vítimas e a defesa diz que a prisão é cautelar
Rogério Marinho recusa assinar impeachment de Alexandre de Moraes
Senador do PL classifica as denúncias como gravíssimas, mas diz que sua assinatura poderia ser usada depois para anular o processo no Senado
Rejeição a Jerônimo sobe no interior e aliados evitam o governador nas redes
MDB, PSD e Avante integram a coligação, mas candidatos a deputado não publicam fotos com o petista. Prefeitos procuram ACM Neto e Coronel em sigilo. Clima é comparado ao de 2006 — só que invertido.
Carlinhos Sobral é alvo de investigação sobre uso eleitoral do Fundeb em Coronel João Sá; político nega
Denúncia aponta 321 nomes na folha da Educação e R$ 14,1 milhões pagos a empresa terceirizada; total passa de R$ 18 milhões. Ex-prefeito diz que não assinou pagamentos e chama reportagem de ataque eleitoral.
Carregando..