Itamaraty cobra explicações dos EUA após visto de Erika Hilton sair com gênero masculino

Chanceler Mauro Vieira fala em tom “cordial” para evitar novo atrito; deputada trans atribui erro à política de exclusão do governo Trump
Por: Brado Jornal 24.abr.2025 às 08h12
Itamaraty cobra explicações dos EUA após visto de Erika Hilton sair com gênero masculino
Lula Marques/Agencia Brasil
O Ministério das Relações Exteriores vai pedir explicações formais à embaixada dos Estados Unidos sobre o visto diplomático emitido para a deputada Erika Hilton (Psol‑SP) com a marcação de gênero masculino. A decisão foi comunicada à parlamentar pelo chanceler Mauro Vieira nesta quarta‑feira (23), durante encontro no Palácio Itamaraty.

Segundo fontes da diplomacia brasileira, o ofício será redigido em tom “estritamente cordial” — a ideia é compreender o motivo do equívoco e evitar reincidências, sem alimentar a já tensa relação entre o governo Lula e a administração de Donald Trump.

Hilton, primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Câmara, classificou o erro como reflexo da “política de exclusão” do republicano: “Trump invalida a existência de pessoas trans; não me surpreende”, disse.

O Itamaraty vai anexar ao pedido a documentação oficial emitida pelo Congresso que registra a identidade de gênero da deputada. A embaixada norte‑americana em Brasília ainda não se manifestou publicamente.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Anulação do 2º turno possível, diz professor
Fernando Neisser, da FGV, aponta desigualdade entre seções após extensão de horário do STF
Celina Leão é reeleita governadora do Distrito Federal
Governadora do PP vence Leandro Grass no segundo turno e permanecerá à frente do Governo do DF pelos próximos quatro anos.
Semob atribui falta de ônibus em Salvador a impasse por adesivos eleitorais; frota é liberada após reclamações
Passageiros enfrentaram longas esperas e coletivos lotados neste domingo (25), dia do segundo turno presidencial; secretaria afirma que operação foi normalizada após diálogo com representantes sindicais.
Câmara de Salvador gasta quase R$ 17 milhões com tecnologia, mas servidores relatam falhas em sistemas e equipamentos
Despesas de janeiro a agosto de 2026 somam R$ 16,96 milhões; relatos apontam computadores lentos, quedas de rede, programas que travam e problemas nas catracas de acesso ao prédio
Operação do transporte público no 2º turno motiva ordem de prisão e acionamento do TSE na Bahia
Retenção da frota de ônibus em Salvador leva a decisão judicial contra secretário municipal e pedido de extensão do horário de votação em três municípios baianos
Vitória do 13
O resultado das urnas confirma a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência da República.
Carregando..