Conselho de Ética suspende André Janones por três meses

Deputado pode recorrer da decisão após confusão no plenário
Por: Brado Jornal 16.jul.2025 às 07h44
Conselho de Ética suspende André Janones por três meses
© Lula Marques/ Agência Brasil
O deputado André Janones (Avante-MG) teve seu mandato suspenso por três meses pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, em decisão tomada na terça-feira (15.jul.2025). A medida, que ainda permite recurso ao plenário dentro de 24 horas, foi motivada por uma representação da Mesa Diretora da Casa, que acusou Janones de conduta “incompatível com o decoro parlamentar” após um bate-boca no plenário em 9 de julho. Janones confirmou, em entrevista, que apresentará recurso contra a suspensão.

A confusão começou quando o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), em discurso na tribuna, leu uma carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciando tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Janones reagiu com críticas, sendo chamado de “rachadinha” por membros do PL. O tumulto exigiu intervenção do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e da Polícia Legislativa. Janones alegou ter sofrido “agressão física” por uma “tropa de choque bolsonarista” de 12 deputados, registrando queixa-crime e exame de corpo de delito.

No Conselho de Ética, o relator Fausto Santos Jr. (União-AM) recomendou a suspensão de três meses, reduzindo o pedido inicial da Mesa, que sugeria seis meses. O parecer aponta que Janones “ultrapassou os limites da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar”, usando “insultos como ‘capachos’ e ‘vira-latas’” e uma “expressão de cunho homofóbico” durante o confronto.

Segundo o relator, a conduta de Janones demonstrou “dolo evidente e destempero proposital, LANGUAGE ultrajante, injuriosa e desrespeitosa” em sessão transmitida publicamente, afetando a honra do colega e a imagem da Câmara.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Caiado elogia Renan Santos e se diz aberto a diálogo sobre aliança
Ex-governador de Goiás elogia articulação do rival e sinaliza conversa sobre possível composição na disputa presidencial de 2026
Angelo Coronel critica postura de Rui Costa sobre incidente aéreo com ACM Neto
Senador baiano considera inadequada a reação do petista e defende respeito mútuo na pré-campanha
Lula lidera com 49% contra 43% de Flávio Bolsonaro em simulação de segundo turno
Pesquisa Nexus/BTG mostra vantagem numérica do presidente; cenário segue apertado dentro da margem de erro
Celso Amorim defende regulação das big techs pelo Estado
Assessor especial de Lula liga resiliência cibernética à soberania nacional e defende uso ético da tecnologia durante evento no Rio
Flávio Bolsonaro confirma presença no São João de Cruz das Almas
Senador e pré-candidato à Presidência vai participar da tradicional festa junina no Recôncavo baiano
Filipe Barros atuou para beneficiar Banco Master e pressionar BC, diz reportagem
Deputado do PL-PR apresentou projeto de lei e requerimentos na Câmara durante tentativa de venda da instituição ao BRB; parlamentar nega irregularidades
Carregando..