Lula anuncia tributação de big techs dos EUA apesar de críticas de Trump

Presidente defende soberania brasileira e multilateralismo em congresso
Por: Brado Jornal 18.jul.2025 às 08h02
Lula anuncia tributação de big techs dos EUA apesar de críticas de Trump
Foto: Wilton Júnior
Durante a abertura do 60º Conune (Congresso da União Nacional dos Estudantes), em Goiânia, na quinta-feira (17.jul.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil implementará a cobrança de impostos sobre grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos, sem detalhar a forma como isso será feito. A declaração veio em resposta à posição do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), que, segundo Lula, se opõe à tributação dessas empresas no Brasil. “Ele [Donald Trump] não tinha informação da questão comercial. Eles são superavitários. Ele disse: ‘Eu não quero que as empresas de plataforma norte-americanas sejam cobradas no Brasil’. O mundo tem que saber que o Brasil só é soberano porque o povo brasileiro tem orgulho desse país. E eu queria dizer para vocês que a gente vai julgar e vai cobrar imposto das empresas digitais norte-americanas”, declarou Lula.

A fala ocorre no contexto de uma investigação comercial iniciada pelos EUA contra o Brasil, ordenada por Trump, para avaliar medidas do governo brasileiro que possam impactar negativamente as big techs americanas. A tensão bilateral foi intensificada após Trump anunciar, em 9 de julho, uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados.

Lula também reforçou a importância do multilateralismo e criticou a capacidade de negociação de Trump. “Eu nasci aprendendo a fazer negociação. Eu tenho certeza que o presidente norte-americano jamais negociou 10% do que eu já negociei na minha vida. Então, se tem uma coisa que eu sei na vida, é negociar. Então, o Brasil é defensor do multilateralismo, porque depois da 2ª Guerra Mundial, o multilateralismo permitiu que os Estados pudessem viver mais ou menos em harmonia, com respeito à soberania de cada Estado. Nada é conseguido na marra, mas é conseguido na boa conversa”, afirmou o presidente.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Funcionários da TV Justiça entram em greve por salários atrasados
Paralisação afeta programação jornalística das emissoras ligadas ao Supremo Tribunal Federal
Grupo é investigado por fraudes em benefícios de idosos na Bahia com documentos falsos
Operação da Polícia Federal em Santo Amaro mira esquema que causou prejuízo superior a R$ 11 milhões aos cofres públicos
Filipe Barros atuou para beneficiar Banco Master e pressionar BC, diz reportagem
Deputado do PL-PR apresentou projeto de lei e requerimentos na Câmara durante tentativa de venda da instituição ao BRB; parlamentar nega irregularidades
Trump ganha medalha de lutador em evento do UFC na Casa Branca
Josh Hokit, conhecido como The Incredible Hok, homenageia o presidente durante aniversário de 80 anos
Caiado elogia Renan Santos e se diz aberto a diálogo sobre aliança
Ex-governador de Goiás elogia articulação do rival e sinaliza conversa sobre possível composição na disputa presidencial de 2026
Angelo Coronel critica postura de Rui Costa sobre incidente aéreo com ACM Neto
Senador baiano considera inadequada a reação do petista e defende respeito mútuo na pré-campanha
Carregando..