Idosas condenadas pelo 8 de Janeiro retornam ao regime fechado

Ministro do STF revoga prisão domiciliar de Iraci Nagoshi e Vildete Guardia por descumprimento de regras da tornozeleira eletrônica
Por: Brado Jornal 22.jul.2025 às 11h18
Idosas condenadas pelo 8 de Janeiro retornam ao regime fechado
Criador: Rosinei Coutinho/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou, em julho, que Iraci Megume Nagoshi, de 72 anos, e Vildete Ferreira da Silva Guardia, de 74 anos, voltassem ao regime fechado. Ambas, condenadas pelos atos de 8 de janeiro de 2023, descumpriram repetidamente as condições da prisão domiciliar em São Paulo, violando mais de 1.000 vezes as regras do uso de tornozeleiras eletrônicas.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP-SP), Nagoshi registrou 982 infrações entre abril e junho, enquanto Guardia acumulou ao menos 20 violações de junho a julho. Moraes destacou que tais descumprimentos refletem “desprezo” pelo Judiciário, rejeitando as explicações das defesas, que alegaram necessidades médicas e psicológicas.

O advogado Jaysson França, representante das idosas, argumentou à revista Oeste que as violações decorreram de “problemas técnicos nos equipamentos de monitoramento”, previamente informados às autoridades. A defesa também apresentou atestados médicos indicando graves condições de saúde. Nagoshi sofre de depressão, diabetes, distúrbio renal e trombose, cumprindo pena de 14 anos (12 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção). Guardia, que enfrenta trombose e problemas neurológicos recentes, usava cadeira de rodas no presídio antes da prisão domiciliar e cumprirá 11 anos e 11 meses (10 anos e 8 meses de reclusão e 1 ano e 3 meses de detenção).




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação do transporte público no 2º turno motiva ordem de prisão e acionamento do TSE na Bahia
Retenção da frota de ônibus em Salvador leva a decisão judicial contra secretário municipal e pedido de extensão do horário de votação em três municípios baianos
Vitória do 13
O resultado das urnas confirma a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência da República.
Anulação do 2º turno possível, diz professor
Fernando Neisser, da FGV, aponta desigualdade entre seções após extensão de horário do STF
Câmara de Salvador gasta quase R$ 17 milhões com tecnologia, mas servidores relatam falhas em sistemas e equipamentos
Despesas de janeiro a agosto de 2026 somam R$ 16,96 milhões; relatos apontam computadores lentos, quedas de rede, programas que travam e problemas nas catracas de acesso ao prédio
Celina Leão é reeleita governadora do Distrito Federal
Governadora do PP vence Leandro Grass no segundo turno e permanecerá à frente do Governo do DF pelos próximos quatro anos.
Flávio Bolsonaro lidera votação parcial no exterior; Lula vence em países da Ásia e Oceania
Boletins de urna do segundo turno apontam vantagem de Flávio Bolsonaro na soma parcial dos votos divulgados; Lula venceu na Nova Zelândia, na China, na Austrália e na Coreia do Sul.
Carregando..