Trump sugere diálogo com Lula sobre tarifas, mas Brasil aguarda iniciativa dos EUA

Desde que retornou à Presidência dos EUA, em 20 de janeiro de 2025, Trump não teve nenhum diálogo direto com Lula.
Por: Brado Jornal 01.ago.2025 às 18h50
Trump sugere diálogo com Lula sobre tarifas, mas Brasil aguarda iniciativa dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, afirmou nesta sexta-feira, 1º de agosto de 2025, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, pode contatá-lo a qualquer momento para discutir as tarifas comerciais aplicadas ao Brasil. “Eu gosto muito do povo brasileiro, vamos ver o que acontece”, declarou Trump no jardim da Casa Branca, ao comentar as taxas de 50%, que entram em vigor no dia 7 de agosto. Ele ainda criticou a condução do governo brasileiro, afirmando que “os líderes do Brasil tomaram decisões erradas”.


Desde que retornou à Presidência dos EUA, em 20 de janeiro de 2025, Trump não teve nenhum diálogo direto com Lula. O único encontro recente entre representantes dos dois países ocorreu na quarta-feira, 30 de julho, quando o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu pela primeira vez com o secretário de Estado americano, Marco Rubio.


O governo brasileiro, por sua vez, ainda não formalizou um pedido para uma reunião de alto nível com Trump. Segundo fontes do Planalto, o governo acredita que as declarações públicas de Lula, expressando disposição para negociar, já equivalem a um convite ao diálogo, dispensando a necessidade de uma solicitação oficial. No entanto, a gestão petista avalia que Trump não demonstrou interesse em discutir exclusivamente temas comerciais, como deseja o Brasil, sem abordar questões como o ex-presidente Jair Bolsonaro, as big techs ou a atuação do Judiciário brasileiro.


O Planalto espera que os Estados Unidos tomem a iniciativa para abrir conversas sobre as tarifas, mas, até o momento, não há sinais de que isso ocorrerá nos termos esperados pelo governo brasileiro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rogério Marinho recusa assinar impeachment de Alexandre de Moraes
Senador do PL classifica as denúncias como gravíssimas, mas diz que sua assinatura poderia ser usada depois para anular o processo no Senado
Rejeição a Jerônimo sobe no interior e aliados evitam o governador nas redes
MDB, PSD e Avante integram a coligação, mas candidatos a deputado não publicam fotos com o petista. Prefeitos procuram ACM Neto e Coronel em sigilo. Clima é comparado ao de 2006 — só que invertido.
Carregando..