Apoiadores de Jair Bolsonaro protestam em Brasília contra prisão domiciliar

Carreata e ato em frente à residência do ex-presidente reagem a decisão do STF
Por: Brado Jornal 05.ago.2025 às 08h21
Apoiadores de Jair Bolsonaro protestam em Brasília contra prisão domiciliar
Reprodução
Na noite de segunda-feira, 4 de agosto de 2025, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram uma carreata pelas ruas de Brasília em protesto contra a prisão domiciliar decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A decisão judicial, anunciada no mesmo dia, foi motivada pelo descumprimento de medidas cautelares impostas ao ex-mandatário.

O grupo de manifestantes também se reuniu em frente ao condomínio Solar de Brasília II, onde Bolsonaro reside, na capital federal. Lá, os apoiadores fizeram orações e pronunciaram discursos críticos a Moraes, expressando descontentamento com a ordem judicial. A carreata, que partiu da Torre de TV e percorreu vias da cidade, incluiu buzinaços de apoio e mensagens em defesa do ex-presidente, a quem chamaram de “líder”.

Segundo Moraes, a prisão domiciliar foi determinada porque Bolsonaro teria violado restrições judiciais ao coordenar, junto com seus filhos e apoiadores, publicações em redes sociais com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”. O ministro destacou que “não há dúvida de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a JAIR MESSIAS BOLSONARO, pois o réu produziu material para publicação nas redes sociais de seus 3 filhos e de todos os seus seguidores e apoiadores políticos”.

O episódio que desencadeou a decisão foi a participação indireta de Bolsonaro em uma manifestação no Rio de Janeiro, no domingo, 3 de agosto. Durante o ato, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usou um celular para transmitir uma mensagem do ex-presidente em viva-voz, o que foi interpretado por Moraes como uma tentativa de burlar as restrições impostas.

A ordem de prisão domiciliar inclui proibições como o uso de celular por Bolsonaro, direta ou indiretamente, e a restrição de receber visitas, exceto de advogados ou pessoas autorizadas pelo STF. Além disso, a Polícia Federal realizou busca e apreensão de aparelhos celulares na residência do ex-presidente na tarde de segunda-feira. A defesa de Bolsonaro afirmou que a decisão foi “surpreendente” e negou qualquer descumprimento, argumentando que ele não estava proibido de conceder entrevistas ou fazer discursos públicos.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rogério Marinho recusa assinar impeachment de Alexandre de Moraes
Senador do PL classifica as denúncias como gravíssimas, mas diz que sua assinatura poderia ser usada depois para anular o processo no Senado
Rejeição a Jerônimo sobe no interior e aliados evitam o governador nas redes
MDB, PSD e Avante integram a coligação, mas candidatos a deputado não publicam fotos com o petista. Prefeitos procuram ACM Neto e Coronel em sigilo. Clima é comparado ao de 2006 — só que invertido.
Carregando..