Transparência Internacional critica prisão domiciliar de Bolsonaro

Organização questiona fundamentos jurídicos e alerta para riscos ao Estado de Direito
Por: Brado Jornal 06.ago.2025 às 08h50
Transparência Internacional critica prisão domiciliar de Bolsonaro
Alan Santos/PR
A organização Transparência Internacional no Brasil manifestou, em nota publicada na terça-feira (5), sua preocupação com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida, anunciada na segunda-feira (4), foi classificada pela entidade como baseada em “fundamentos jurídicos frágeis” e potencialmente configuradora de uma tentativa de silenciamento político.

“A prisão domiciliar decretada com base em fundamentos jurídicos frágeis, especialmente por suposta violação de proibição genérica de comunicação, é preocupante e parece configurar tentativa de silenciamento incompatível com o Estado de Direito”, declarou a Transparência Internacional.

A organização destacou que, embora apoie o julgamento de Bolsonaro e outros envolvidos em casos de corrupção e ataques à democracia, é essencial que o processo respeite rigorosamente as garantias constitucionais. Durante o governo do ex-presidente, a Transparência Internacional denunciou práticas como “rachadinhas, lavagem de dinheiro e o desmonte de mecanismos anticorrupção”.

Apesar de reconhecer o papel fundamental do STF na resistência aos ataques institucionais promovidos por Bolsonaro, a entidade alertou que a atuação da Corte em situações emergenciais não deve se transformar em uma prática contínua de “extrapolação” de suas competências. “O momento exige autocontenção institucional e compromisso com a normalidade democrática”, afirmou a nota.

A Transparência Internacional também expressou preocupação com a legitimidade do STF, que considera estar ameaçada por “medidas excepcionais contínuas” e por decisões que, segundo a organização, favorecem a impunidade em esquemas de corrupção e condutas eticamente questionáveis de ministros. “E essa legitimidade é seu principal ativo para resistir aos graves ataques que ainda enfrenta no âmbito nacional e, agora, também internacional”, concluiu a entidade.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gilmar Mendes diz que caso Master tem endereço na Faria Lima e não nos Três Poderes
Decano do STF defende Corte em meio à crise e critica cobertura da imprensa sobre relações com banqueiro
Policial militar é mordido por cachorro de Bolsonaro durante prisão domiciliar
Cães caramelo circulam soltos na residência e já atacaram dois agentes do PMDF em serviço no Jardim Botânico
Glenda Varotto, conhecida como Espectro Cinza, deixa o MBL em comum acordo por questões pessoais
Influenciadora desmente rumores de desentendimentos internos envolvendo Gabriel Piauhy
Pré-candidato bolsonarista João Sastre, o “Gay de Direita”, propõe criação de Ministério da Diversidade a Flávio Bolsonaro
Declaração de candidato a deputado estadual por São Paulo gera reações nas redes
André Mendonça suspende julgamento de Eduardo Bolsonaro por difamação contra Tabata Amaral
Ministro pede vista após quatro votos pela condenação no plenário virtual do STF
Flávio Bolsonaro manifesta apoio a Zema após notícia-crime de Gilmar Mendes
Senador e pré-candidato à Presidência critica ativismo judicial do STF durante evento em Mato Grosso
Carregando..