Ciro Nogueira descarta impeachment de Alexandre de Moraes

Senado não tem votos suficientes, e Alcolumbre rejeita abertura de processo
Por: Brado Jornal 08.ago.2025 às 08h34
Ciro Nogueira descarta impeachment de Alexandre de Moraes
Fonte: Pedro França/Agência Senado

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do partido, declarou nesta quinta-feira (7.ago.2025) que não há possibilidade de o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), avançar no Senado. Em entrevista à GloboNews, ele destacou a autoridade do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), sobre a decisão de aceitar ou não o pedido.

Não é atribuição dos senadores, da maioria. É uma atribuição dada ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, que já disse que pode ter 80 senadores apoiando que ele não vai abrir o processo”, afirmou Nogueira. Ele também apontou a falta de apoio suficiente no Senado, reforçando que “precisaria aprovar o impeachment do ministro Alexandre com 54 senadores e anda longe de se ter essa maioria com esse atual Senado”.

Na quarta-feira (6.ago.2025), Alcolumbre, após reunião com líderes partidários, confirmou que não colocará em pauta os pedidos de impeachment contra Moraes, mesmo diante da pressão da oposição.

Como funciona o impeachment de um ministro do STF

A decisão de aceitar um pedido de impeachment de um ministro do STF cabe exclusivamente ao presidente do Senado. Mesmo com o apoio de 80 senadores, o processo não avança se o presidente da Casa, o 81º voto, rejeitá-lo. Caso o pedido seja aceito, uma comissão especial é formada para analisar o caso, e o parecer precisa de maioria simples (41 votos) para ser aprovado no plenário. Para que o impeachment seja efetivado, é necessária a aprovação de dois terços do Senado, ou seja, 54 votos. Qualquer cidadão pode protocolar um pedido de impeachment de um ministro do STF.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Angelo Coronel critica postura de Rui Costa sobre incidente aéreo com ACM Neto
Senador baiano considera inadequada a reação do petista e defende respeito mútuo na pré-campanha
Filipe Barros atuou para beneficiar Banco Master e pressionar BC, diz reportagem
Deputado do PL-PR apresentou projeto de lei e requerimentos na Câmara durante tentativa de venda da instituição ao BRB; parlamentar nega irregularidades
Lula lidera com 49% contra 43% de Flávio Bolsonaro em simulação de segundo turno
Pesquisa Nexus/BTG mostra vantagem numérica do presidente; cenário segue apertado dentro da margem de erro
Flávio Bolsonaro confirma presença no São João de Cruz das Almas
Senador e pré-candidato à Presidência vai participar da tradicional festa junina no Recôncavo baiano
Caiado elogia Renan Santos e se diz aberto a diálogo sobre aliança
Ex-governador de Goiás elogia articulação do rival e sinaliza conversa sobre possível composição na disputa presidencial de 2026
Carregando..