Hugo Motta: maioria dos líderes rejeita pautar anistia

Reunião de líderes define rumos no Congresso
Por: Brado Jornal 08.ago.2025 às 08h41
Hugo Motta: maioria dos líderes rejeita pautar anistia
Fonte: Adaptado de Poder360, 7.ago.2025
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta quinta-feira (7.ago.2025) que a maioria dos líderes partidários, representando mais de 400 deputados, decidiu não incluir o projeto de lei da anistia na pauta. A decisão foi tomada durante reunião realizada na noite de quarta-feira (6.ago) nas residências oficiais, convocada pelos presidentes da Câmara e do Senado após atos de obstrução nos plenários do Congresso Nacional.

“Não há negociações sobre pautas com obstrução, apenas depois da normalidade dos trabalhos. Não tenho preconceito com nenhuma pauta, se em uma nova reunião houver maioria para pautar a anistia, o presidente respeitará a vontade da maioria”, afirmou Motta ao Metrópoles. Ele destacou que o PL da anistia, embora não seja uma proposta nova, é considerado “delicado” pelos líderes.

Obstrução e demandas da oposição

Na terça-feira (5.ago), parlamentares da oposição ocuparam os plenários da Câmara e do Senado, interrompendo os trabalhos legislativos. O senador Magno Malta (PL-ES) foi visto acorrentado à Mesa Diretora do Senado, em protesto contra o que chamam de “abuso de poder” do ministro do STF Alexandre de Moraes, especialmente após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A oposição condiciona a liberação dos plenários a avanços em três pautas: o projeto de lei da anistia, o fim do foro privilegiado e o impeachment de Moraes.

Após o encontro de líderes, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) sugeriu que havia um acordo para levar a anistia à Mesa Diretora. Contudo, em discurso posterior, ele recuou, afirmando que não foi “correto no privado” por parte de Motta e negando a existência de um acordo consolidado.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado apresenta projeto de lei para porte de arma a pessoas trans
Iniciativa visa expor hipocrisia da esquerda, segundo parlamentar
Jerônimo Rodrigues manifesta interesse em aliança com Zé Cocá e Zé Ronaldo para fortalecer governabilidade na Bahia
Governador destaca diálogo baseado em projetos e cooperação institucional, sem trocas financeiras ou favores
PF deflagra operação para investigar acesso irregular a dados fiscais de familiares de ministros do STF
Quatro mandados de busca e apreensão cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia; servidor do Serpro é suspeito principal
Vaticano rejeita convite para integrar Conselho da Paz criado por Trump
Cardeal Pietro Parolin defende papel central da ONU na resolução de crises e cita natureza peculiar da Santa Sé como motivo da recusa
Oposição promete 12 ações na Justiça contra desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula
Partidos e parlamentares alegam propaganda antecipada, abuso de poder, uso irregular de verbas públicas e discriminação religiosa
Carregando..