Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por possível candidatura presidencial

Deputado sugere saída do PL caso governador de SP se filie ao partido
Por: Brado Jornal 01.set.2025 às 07h35
Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por possível candidatura presidencial
Jéssica Koscielniak-Reuters
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) expressou preocupação com a possível filiação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao Partido Liberal (PL), afirmando que isso poderia levar sua família a deixar a legenda. Em entrevista ao portal Metrópoles, Eduardo sugeriu que a entrada de Tarcísio no PL representa uma tentativa de reduzir a influência política da família Bolsonaro. “De fato é algo que a gente pensa [deixar o PL se Tarcísio se filiar] porque, da maneira que as coisas estão caminhando, existe um direcionamento para apagar a família Bolsonaro do cenário político”, declarou.

Eduardo, que já manifestou interesse em concorrer à Presidência caso seu pai, Jair Bolsonaro, permaneça inelegível, questionou a escolha de Tarcísio como possível candidato do partido. “O Tarcísio pode ser um bom candidato, performa bem nas pesquisas, mas por que tem que ser o Tarcísio? Por que não pode ser o Bolsonaro o candidato?”, perguntou. Apesar das críticas, ele fez questão de elogiar o caráter do governador, destacando que Tarcísio “não está metido em corrupção” e é um “excelente gestor”. No entanto, o deputado afirmou que, se Tarcísio se candidatar e vencer, seria “difícil” para a família Bolsonaro participar de seu governo.

O congressista também criticou a ausência de aliados bolsonaristas na gestão de Tarcísio em São Paulo, apontando que “não tem” secretários ligados ao bolsonarismo no governo estadual, enquanto haveria nomes próximos ao Psol. Além disso, Eduardo enfrenta desafios pessoais, como o risco de perder o mandato devido a faltas, já que está licenciado e atuando nos Estados Unidos. Ele foi indiciado pela Polícia Federal por supostamente articular sanções internacionais contra autoridades brasileiras, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mensagens apreendidas pela PF e divulgadas pelo STF revelaram tensões entre Eduardo e seu pai, Jair Bolsonaro. Em uma delas, o deputado usou tom ríspido, chamando o ex-presidente de “ingrato” e criticando sua postura em relação a Tarcísio. “São conversas pessoais de pai para filho, vazadas pela Polícia Federal. Não vejo motivo para expor esse tipo de coisa. Eu não costumo tratar meu pai daquela forma; normalmente o trato até por ‘senhor’”, explicou Eduardo.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação do transporte público no 2º turno motiva ordem de prisão e acionamento do TSE na Bahia
Retenção da frota de ônibus em Salvador leva a decisão judicial contra secretário municipal e pedido de extensão do horário de votação em três municípios baianos
Câmara de Salvador gasta quase R$ 17 milhões com tecnologia, mas servidores relatam falhas em sistemas e equipamentos
Despesas de janeiro a agosto de 2026 somam R$ 16,96 milhões; relatos apontam computadores lentos, quedas de rede, programas que travam e problemas nas catracas de acesso ao prédio
Celina Leão é reeleita governadora do Distrito Federal
Governadora do PP vence Leandro Grass no segundo turno e permanecerá à frente do Governo do DF pelos próximos quatro anos.
Vitória do 13
O resultado das urnas confirma a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência da República.
Anulação do 2º turno possível, diz professor
Fernando Neisser, da FGV, aponta desigualdade entre seções após extensão de horário do STF
Flávio Bolsonaro lidera votação parcial no exterior; Lula vence em países da Ásia e Oceania
Boletins de urna do segundo turno apontam vantagem de Flávio Bolsonaro na soma parcial dos votos divulgados; Lula venceu na Nova Zelândia, na China, na Austrália e na Coreia do Sul.
Carregando..