Ex-governador Paulo Souto celebra 30 anos do SAC e critica governo atual

Nos primeiros dois meses, o SAC atendeu 158 mil pessoas, chamando a atenção de autoridades.
Por: Brado Jornal 01.set.2025 às 14h16
Ex-governador Paulo Souto celebra 30 anos do SAC e critica governo atual

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que marcou três décadas de existência, foi recordado pelo ex-governador Paulo Souto nesta segunda-feira (1º). Lançado em 1995, durante seu primeiro mandato (1995-1998), o SAC teve início em Salvador, no Instituto do Cacau, sendo descrito por Souto como um “shopping de serviços públicos”. Ele destacou a eficiência do projeto: “Em apenas oito meses de governo, abrimos a primeira unidade. Um cidadão resolveu em 20 minutos um problema que o perseguia há seis anos, mostrando o que buscávamos: agilidade e respeito ao público.”

Nos primeiros dois meses, o SAC atendeu 158 mil pessoas, chamando a atenção de autoridades. Luís Carlos Bresser Pereira, então ministro da Administração e Reforma do Estado, elogiou a iniciativa como “um marco para o serviço público no Brasil”. O modelo baiano inspirou programas como o Poupatempo, criado em São Paulo em 1997, e o SAC Móvel, que ampliou o acesso aos serviços em diversas regiões da Bahia. Internacionalmente, o sistema ganhou destaque: Kate Jenkins, consultora do governo de Margaret Thatcher, visitou Salvador, e Portugal considerou adotar o modelo em Açores e Madeira. A ONU reconheceu o SAC como referência global, incentivando sua implementação em países da Ásia, África, Europa e América Latina.

Souto destacou a essência do projeto: “Queríamos algo simples, mas transformador: valorizar o tempo das pessoas com dignidade e eficiência. O SAC se tornou referência no Brasil e no mundo, e fico orgulhoso por saber que, após 30 anos, ele segue beneficiando milhões de baianos.” Ele também criticou o atual governo da Bahia, liderado pelo PT há 19 anos, por tentar ofuscar as conquistas de sua gestão. Uma nota recente do governo comparou o SAC de 2006 aos avanços atuais, o que Souto considerou uma tentativa de distorcer a história.

Ele refutou a ideia de que o SAC de 2006 era ultrapassado: “Desde o início, usamos tecnologia de ponta, reconhecida por organismos como a ONU.” Souto também contestou a atribuição do Ponto SAC ao governo atual, afirmando que o formato compacto já estava planejado em sua administração. Sobre os números de atendimentos, ele apontou que, dos 235 milhões de serviços prestados desde a criação do SAC, 92 milhões ocorreram nos primeiros 12 anos (média de 7,66 milhões por ano), contra 143 milhões nos últimos 19 anos (média de 7,52 milhões anuais), evidenciando equilíbrio entre as gestões.

Em tom irônico, Souto criticou a postura do PT: “Eles parecem acreditar que a Bahia só começou a existir em 2007.” Ele finalizou defendendo o legado do SAC: “É um marco de cidadania, e é lamentável que o governo use um serviço tão valioso para atacar adversários. O SAC pertence ao povo baiano.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Celina Leão é reeleita governadora do Distrito Federal
Governadora do PP vence Leandro Grass no segundo turno e permanecerá à frente do Governo do DF pelos próximos quatro anos.
Vitória do 13
O resultado das urnas confirma a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência da República.
Flávio Bolsonaro lidera votação parcial no exterior; Lula vence em países da Ásia e Oceania
Boletins de urna do segundo turno apontam vantagem de Flávio Bolsonaro na soma parcial dos votos divulgados; Lula venceu na Nova Zelândia, na China, na Austrália e na Coreia do Sul.
Anulação do 2º turno possível, diz professor
Fernando Neisser, da FGV, aponta desigualdade entre seções após extensão de horário do STF
Câmara de Salvador gasta quase R$ 17 milhões com tecnologia, mas servidores relatam falhas em sistemas e equipamentos
Despesas de janeiro a agosto de 2026 somam R$ 16,96 milhões; relatos apontam computadores lentos, quedas de rede, programas que travam e problemas nas catracas de acesso ao prédio
Operação do transporte público no 2º turno motiva ordem de prisão e acionamento do TSE na Bahia
Retenção da frota de ônibus em Salvador leva a decisão judicial contra secretário municipal e pedido de extensão do horário de votação em três municípios baianos
Carregando..