Wilker Leão, youtuber expulso da UnB, enfrenta afastamento de até 3 anos

Processo disciplinar resulta em exclusão do estudante de História da universidade
Por: Brado Jornal 09.set.2025 às 07h53
Wilker Leão, youtuber expulso da UnB, enfrenta afastamento de até 3 anos
Wilker Leão — Foto: Reprodução X
Wilker Leão de Sá, aluno do curso de História na Universidade de Brasília (UnB), recebeu a decisão de exclusão da instituição após a conclusão de um processo disciplinar discente (PDD) que avaliou seu comportamento durante as aulas. A medida segue as orientações do relatório final do PDD e o posicionamento da Procuradoria Federal na UnB, como consta na nota oficial da universidade: “A Universidade de Brasília (UnB) informa que, após o despacho decisório no âmbito do processo disciplinar discente, o estudante Wilker Leão de Sá foi excluído da instituição e está impedido de realizar novos registros de matrícula. Cabe recurso.”

Com um canal no YouTube que ultrapassa 940 mil inscritos, Leão já havia enfrentado suspensão das atividades acadêmicas no ano anterior. Sua prática envolvia a filmagem não autorizada de docentes e colegas de turma, com os registros sendo compartilhados em plataformas digitais de forma irônica e depreciativa. Em abril deste ano, ele participou da organização de um evento na UnB ao lado de ativistas de direita, que incentivava atos de agressão contra outros alunos. No último dia 5 de setembro, Leão divulgou em seu perfil um fragmento de uma sessão de julgamento relacionada ao seu caso, acompanhado da descrição: “Estou cursando História na UnB (2º semestre), justamente por ser um dos cursos que a esquerda mais dominou com suas narrativas ideológicas e doutrinárias. Combater isso é o meu principal objetivo dentro da universidade federal.”

De acordo com a Instrução Normativa nº 01/2023 da UnB, a punição pode ser revogada após seis semestres letivos consecutivos, desde que não haja reincidência em infrações disciplinares durante esse intervalo, o que equivale a um período mínimo de três anos sem acesso à universidade. O estudante mantém o direito de apresentar recurso contra a determinação, embora não tenha se manifestado sobre o assunto até o momento da apuração.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro lidera votação parcial no exterior; Lula vence em países da Ásia e Oceania
Boletins de urna do segundo turno apontam vantagem de Flávio Bolsonaro na soma parcial dos votos divulgados; Lula venceu na Nova Zelândia, na China, na Austrália e na Coreia do Sul.
Anulação do 2º turno possível, diz professor
Fernando Neisser, da FGV, aponta desigualdade entre seções após extensão de horário do STF
Operação do transporte público no 2º turno motiva ordem de prisão e acionamento do TSE na Bahia
Retenção da frota de ônibus em Salvador leva a decisão judicial contra secretário municipal e pedido de extensão do horário de votação em três municípios baianos
Câmara de Salvador gasta quase R$ 17 milhões com tecnologia, mas servidores relatam falhas em sistemas e equipamentos
Despesas de janeiro a agosto de 2026 somam R$ 16,96 milhões; relatos apontam computadores lentos, quedas de rede, programas que travam e problemas nas catracas de acesso ao prédio
Carregando..