Tentativa de acesso não autorizado ao Palácio do Planalto é frustrada pela guarda presidencial

Os agentes da guarda presidencial emitiram um alerta verbal imediato para que ele interrompesse o avanço
Por: Brado Jornal 11.set.2025 às 07h44
Tentativa de acesso não autorizado ao Palácio do Planalto é frustrada pela guarda presidencial
André Violatti/Ato Press/Estadão Conteúdo
Por volta das 3h desta quarta-feira (10 de setembro de 2025), na Praça dos Três Poderes em Brasília, um indivíduo identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri escalou as grades que cercavam o local e prosseguiu em direção à rampa de acesso principal do Palácio do Planalto. A área estava isolada por barreiras de proteção devido ao julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os agentes da guarda presidencial emitiram um alerta verbal imediato para que ele interrompesse o avanço, mas Fulgieri ignorou a ordem e continuou se aproximando da entrada, passando pela calçada e chegando aos trapézios de metal instalados na base da rampa. Nesse momento, a equipe de segurança empregou munição não letal, disparando duas balas de borracha que o acertaram na perna e no quadril, resultando em lesões leves.

Imediatamente após a contenção, o homem foi imobilizado e transferido para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde prestou esclarecimentos e foi formalizado o registro da ocorrência. O episódio não gerou riscos adicionais à segurança do prédio ou à integridade de terceiros.

Em comunicado oficial, o Planalto detalhou o ocorrido: “Nesta madrugada, por volta de 3h, um homem identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri tentou subir a rampa do Palácio do Planalto. A princípio, foi advertido verbalmente pela guarda presidencial, mas como seguiu avançando, a segurança fez uso de arma não-letal para contê-lo, atingindo a perna e quadril, sem gravidade. Ele foi detido e levado para a Polícia Federal para registro de ocorrência.”


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rejeição a Jerônimo sobe no interior e aliados evitam o governador nas redes
MDB, PSD e Avante integram a coligação, mas candidatos a deputado não publicam fotos com o petista. Prefeitos procuram ACM Neto e Coronel em sigilo. Clima é comparado ao de 2006 — só que invertido.
Filha de PMs morre em tentativa de assalto no Imbuí
Brenda Nicole Alves, estudante de Direito e dona de loja de moda praia, foi baleada no rosto após recusar entregar o celular na madrugada de domingo em Salvador
Rogério Marinho recusa assinar impeachment de Alexandre de Moraes
Senador do PL classifica as denúncias como gravíssimas, mas diz que sua assinatura poderia ser usada depois para anular o processo no Senado
Carregando..