Câmara de Salvador aprova projeto para sambódromo no Comércio

Proposta visa valorizar a cultura do samba na capital baiana
Por: Evelyn Santos 26.set.2025 às 10h52
Câmara de Salvador aprova projeto para sambódromo no Comércio
Crédito: Shutterstock
Na quinta-feira, 25 de setembro de 2025, os vereadores da Câmara Municipal de Salvador aprovaram o Projeto de Indicação nº 381/25, que propõe a construção de um sambódromo no bairro do Comércio. A iniciativa, apresentada pelo vereador Téo Senna (PSDB), busca criar um espaço permanente para apresentações de escolas e grupos de samba, atendendo a uma demanda histórica das comunidades culturais da cidade. A proposta agora segue para avaliação do prefeito Bruno Reis (União), que decidirá sobre sua viabilidade.

A criação do sambódromo está alinhada ao tema do Carnaval de 2026, que celebrará os 110 anos do samba no Brasil, destacando a primeira gravação comercial do gênero, a canção “Pelo Telefone”, de 1916. “Salvador é referência nacional quando se fala em samba, mas ainda não dispõe de um espaço apropriado para que escolas e grupos mantenham viva essa tradição. A criação de um sambódromo no Comércio vai valorizar nossa cultura, fortalecer o turismo e garantir a preservação de uma das expressões mais ricas da nossa identidade”, afirmou Téo Senna.

O projeto também dialoga com o Programa Viver Salvador, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) que busca promover o acesso às manifestações artísticas. Segundo Senna, o espaço servirá como um ponto de inclusão social, onde “a comunidade poderá se encontrar, se expressar e fortalecer vínculos por meio da música e da dança”. A escolha do bairro do Comércio considera sua infraestrutura consolidada e a revitalização da área, que pode se beneficiar do aumento de eventos culturais e turísticos ao longo do ano.

Atualmente, Salvador conta com três escolas de samba ativas: Escola de Samba Unidos de Itapuã, Filhos da Feira de São Joaquim e G.R.E.S. Diamante Negro. Apesar da forte presença de trios elétricos e blocos afro no Carnaval soteropolitano, o samba mantém raízes profundas em bairros como Liberdade, Pero Vaz e Engenho Velho da Federação, onde blocos como Alvorada, Alerta Geral e Diplomatas de Amaralina preservam a tradição.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro nega ajuda em fuga e diz que levará detalhes para o túmulo
Em entrevista ao NYT, senador afirma ter organizado sozinho a viagem aos EUA e mantém suspeitas de fraude
PEC busca fortalecer combate nacional às facções após avanço do crime organizado
Constitucionalização do Susp amplia papel da União na segurança pública, mas especialistas apontam que integração entre forças e vontade política serão decisivas para a eficácia do sistema
Allan dos Santos critica ausência de empresários no último CPAC na Flórida; evento foi em propriedade de Trump, mas presidente também não estava presente
Dos Santos é conhecido, mesmo no meio da direita brasileira, por previsões que não se confirmaram e por falta de credibilidade, sendo frequentemente chamado de “mendigo pix” por pedidos constantes de doações
Líder do PSOL lança candidatura à presidência da Câmara de Salvador
Hamilton Assis anuncia disputa e defende Legislativo antirracista e mais próximo do povo
Além do coque, bombeiras baianas poderão usar tranças e rabos de cavalo
Nova regra do Corpo de Bombeiros autoriza diferentes penteados desde outubro, com foco em segurança e saúde
INSS muda regras do auxílio sem perícia
Segurados que tiverem o benefício negado poderão solicitar reanálise em até 10 dias e apresentar novos documentos. Após duas negativas consecutivas, os pedidos serão encaminhados para exame médico-pericial
Carregando..