Zuckerberg e Meta são acusados de falta de medidas contra tráfico sexual e abuso de crianças

Denúncia se tornou pública nesta semana; empresa diz que atua para "combater esse tipo de atividade"
Por: Brado Jornal 22.mar.2023 às 06h28
Zuckerberg e Meta são acusados de falta de medidas contra tráfico sexual e abuso de crianças
Logotipo da Meta Platforms é visto em Bruxelas, na Bélgica 06/12/2022 REUTERS/Yves Herman

Um novo processo acusa Mark Zuckerberg e outros executivos e diretores da Meta Platforms de não fazerem o suficiente contra grupos de tráfico sexual e exploração sexual infantil no Facebook e no Instagram.


A denúncia, tornada pública na segunda-feira (20) por vários fundos de pensão e de investimento que possuem ações da Meta, afirma que a liderança e o conselho de administração da empresa falharam em proteger os interesses da companhia e dos acionistas, fechando os olhos para “evidências sistêmicas” de atividades criminosas.


Dada a falha do conselho em explicar como tenta erradicar o problema, “a única inferência lógica é que o conselho decidiu conscientemente permitir que as plataformas da Meta promovam e facilitem o tráfico sexual/humano”, afirma a denúncia.


A Meta rejeitou a argumentação do processo.


“Proibimos a exploração humana e a exploração sexual infantil em termos inequívocos”, afirmou a companhia em comunicado nesta terça-feira (21). “As reivindicações neste processo descaracterizam nossos esforços para combater esse tipo de atividade. Nosso objetivo é impedir que pessoas que buscam explorar outras pessoas usem nossa plataforma.”


Zuckerberg, bilionário cofundador e presidente-executivo da Meta, disse ao Congresso dos Estados Unidos em 2019 que a exploração infantil era “uma das ameaças mais sérias em que nos concentramos”.


A Meta há muito enfrenta acusações de que suas plataformas são um paraíso para crimes como tráfico de pessoas e abuso sexual.


Em junho de 2021, a Suprema Corte do Estado norte-americano do Texas permitiu que três pessoas que se envolveram com seus agressores por meio do Facebook processassem a empresa, argumentando que a rede social não era uma “terra de ninguém sem lei” e imune à responsabilidade pelo tráfico humano.


A Meta enfrenta separadamente centenas de ações judiciais de famílias de adolescentes e crianças que alegam sofrer de problemas de saúde mental ao se tornarem viciados no uso do Facebook e do Instagram. Alguns distritos escolares também entraram com ações judiciais sobre o problema.


O processo de segunda-feira é um caso derivado, no qual os acionistas processam executivos e diretores que supostamente violaram seus deveres. Os danos neste caso, se concedidos, serão pagos à empresa, muitas vezes pelas seguradoras dos executivos e diretores, e não pelos acionistas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Dino busca orientação de Lula, Lira e Pacheco sobre cumprimento da decisão do STF que invalidou o orçamento secreto
O ministro também pede informações sobre a falta de publicidade da autoria de indicação de recursos do antigo orçamento secreto
Elon Musk anuncia apoio para combater ataques à liberdade de expressão
Anúncio ocorre depois da nomeação de nova líder da rádio estatal norte-americana NPR
STF volta a julgar se decisão judicial pode bloquear aplicativos de mensagens
Ricardo Lewandowski argumentou que a medida fere a liberdade de expressão; Edson Fachin já proferiu seu voto contra o bloqueio.
Carregando..