Com forte retomada dos cruzeiros, Salvador é um dos destinos mais buscados entre os viajantes

A estimativa para o fechamento do ano de 2023 é de 31,5 milhões de cruzeiristas, representando um aumento de 54% em relação ao ano anterior, que ainda enfrentava as consequências do isolamento social
Por: Brado Jornal 27.jun.2023 às 14h52
Com forte retomada dos cruzeiros, Salvador é um dos destinos mais buscados entre os viajantes
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Com uma retomada sólida de passageiros no período pós-pandemia, as temporadas de cruzeiros estão retornando com grande vigor. De acordo com dados divulgados pela Cruise Lines International Association (CLIA), em 2022, houve um total de 20,4 milhões de pessoas que viajaram em cruzeiros, em todo o mundo. No Brasil, houveram entre 650 e 700 mil viajantes. A estimativa para o fechamento do ano de 2023 é de 31,5 milhões de cruzeiristas, representando um aumento de 54% em relação ao ano anterior, que ainda enfrentava as consequências do isolamento social.

Segundo uma pesquisa recente da CLIA Brasil, 85% das pessoas que realizaram viagens no ano passado têm a intenção de voltar nas próximas temporadas. Isso representa um aumento de 6% no interesse em comparação ao período pré-pandêmico. Tendo Salvador como um dos principais itinerários de viagem, mais de 60% dos viajantes que vieram à capital baiana desejam voltar mais vezes como destino turístico.

"Salvador é um dos destinos mais queridos pelos brasileiros, inclusive pelos cruzeiristas. Suas praias paradisíacas, ao lado de muita cultura, gastronomia e história, são grandes atrativos turísticos que fazem as pessoas quererem voltar e, consequentemente, levam as companhias a aumentarem os roteiros para o Estado. Além disso, Salvador vem se consolidando como porto de embarque, o que significa aumento no tempo de permanência do passageiro na cidade, já que as pessoas se hospedam, visitam a cidade e embarcam. Depois, voltam para o desembarque e podem permanecer por mais alguns dias”, afirma Marco Ferraz, presidente da Cruise Lines International Association Brasil.

As últimas temporadas de cruzeiros em Salvador foram consideradas um sucesso. Segundo informações disponibilizadas pela MSC Cruzeiros, mais de 500 mil brasileiros navegaram pelo litoral da América do Sul em 142 viagens, a partir de sete navios, sendo que cinco deles realizaram embarques em território nacional. "Para a temporada 2023/2024, teremos a vinda do aguardado MSC Grandiosa, com embarques em Salvador, tornando-se o maior navio de cruzeiros da história a navegar em águas nacionais", destaca Márcia Leite, Diretora de Portos e Operações da MSC.

Os passageiros também terão atrativos especiais durante a visita à capital baiana no próximo ano, como passeios imperdíveis pelos principais pontos turísticos da cidade e uma boa quantidade de tempo disponível, com itinerários de uma semana atracados no Porto.

"Durante a temporada brasileira, o MSC Grandiosa oferecerá roteiros com escalas em Salvador, em itinerários de 6 e 7 noites, com possibilidade de embarque. Os hóspedes que estiverem a bordo do MSC Poesia visitarão Salvador, enquanto o navio realiza uma viagem espetacular ao redor do mundo. Também teremos um passeio pelo Pelourinho, onde os hóspedes poderão visitar os centros culturais da cidade, como o Farol da Barra, o Centro Histórico reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, a Fundação Jorge Amado e o famoso Mercado Modelo, que estão inclusos no roteiro", completa Márcia.

Já pela CLIA, cerca de 400 mil pessoas passaram pela Bahia entre 2022 e 2023. A expectativa é que esse número seja ainda maior nos próximos períodos, além do grande impacto econômico que o turismo marítimo traz para as cidades de embarque e desembarque.

"Para se ter uma ideia, o impacto gerado por cada cruzeirista nas cidades de escala é de R$ 605,90. Já nas cidades de embarque e desembarque, esse número aumenta para R$ 770,97", esclarece Ferraz. Nas próximas saídas, os cruzeiros ainda contarão com uma ampliação do número de leitos disponíveis, justificando a expectativa de receber mais pessoas. "Esperamos números ainda maiores para 2023/2024, com a oferta ampliada em 40 mil leitos", finaliza.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Anderson Leonardo, cantor do Molejo morre aos 51 anos
Ele estava internado e seu quadro vinha piorando desde domingo (21)
Guarda Municipal completa um ano de atuação no Distrito Centro Histórico-Comércio
s iniciativas visam desestimular e prevenir ações criminosas de qualquer natureza, transmitindo uma sensação de segurança e prestando auxílio à população
UFBA anuncia greve dos professores
Apesar do parecer favorável do sindicato dos professores, muitos alunos se mostraram insatisfeitos com a decisão
Roberto Jefferson tem condição de receber alta médica, diz hospital
Ex-deputado federal está preso desde outubro de 2022
Universidade demite esposa de Weintraub por abandono de cargo e faltas
Daniela Weintraub foi alvo de um processo administrativo na Unifesp por abandono de cargo
PGR quer que Filipe Martins autorize EUA a divulgarem dados de viagens
Paulo Gonet defendeu também que Moraes acione o Ministério da Justiça
Carregando..