Sigilo de 100 anos sobre visitas a Vorcaro é mantido

Decisão do ministro Wellington César Lima e Silva protege a intimidade do ex-banqueiro após recurso com base na Lei de Acesso à Informação e mantém restritos os registros da Polícia Federal
Por: Brado Redação 29.jul.2026 às 07h32
Sigilo de 100 anos sobre visitas a Vorcaro é mantido
Reprodução

A Polícia Federal aplicou sigilo de 100 anos aos registros de quem visitou Daniel Vorcaro enquanto ele ficou detido por três meses em uma sala da Superintendência da corporação, em Brasília. O ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, confirmou a manutenção da restrição. A medida visa preservar dados pessoais relacionados à intimidade e à vida privada do antigo controlador do Banco Master.

A confirmação ocorreu após a coluna da jornalista Malu Gaspar, publicada em O Globo, apresentar recurso com base na Lei de Acesso à Informação (LAI). O Ministério da Justiça rejeitou o pedido. Segundo a pasta, o acesso a esses dados ultrapassa a mera identificação de atos administrativos, pois revelaria aspectos da vida privada dos envolvidos, como vínculos familiares, afetivos, sociais ou profissionais com a pessoa custodiada.

Vorcaro permaneceu na Superintendência da Polícia Federal em Brasília durante as tentativas de negociar um acordo de colaboração premiada, ocorridas em março deste ano. Após duas tentativas sem sucesso, ele foi transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha. No mesmo local, Jair Bolsonaro cumpria pena em regime fechado.

O interesse pelos nomes dos visitantes surgiu após a circulação de boatos. Havia a informação de que advogados ligados a políticos visitavam Vorcaro com frequência e que isso teria irritado investigadores da Polícia Federal. Mesmo assim, o Ministério da Justiça entendeu que a divulgação da lista de visitantes invadiria a esfera privada dos envolvidos e não atenderia, de forma direta, ao interesse público.

A negativa reforça a proteção às informações pessoais do ex-banqueiro e mantém o sigilo imposto originalmente pela Polícia Federal pelo prazo de 100 anos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Zanin recebe conteúdo do celular de Vorcaro
Polícia Federal entrega cópia integral do aparelho apreendido na Compliance Zero um dia antes do julgamento no plenário
PGR apoia fim do sigilo sobre rede de Vorcaro
Vice-procurador-geral se manifesta a favor da abertura de inquérito que detalha pagamentos e recursos não declarados do Banco Master
PF mira Cezinha de Madureira em operação sobre emendas
Terceira fase da Transparência cumpre quatro mandados no Distrito Federal e em São Paulo sob suspeita de tráfico de influência
Carregando..