Brasil bate recorde com 100 milhões de trabalhadores empregados

O Ipea publicou os dados nesta quarta-feira, 21. A taxa de desocupados no país fechou em 8,9%, a menor desde julho de 2015.
Por: Brado Jornal 22.set.2022 às 06h35
Brasil bate recorde com 100 milhões de trabalhadores empregados
Ocupação cresce em todos os setores | Foto: Reprodução/CNI

Os resultados são de um estudo do Ipea realizado por meio de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Em julho, a quantidade de ocupados no Brasil chegou a 100 milhões de trabalhadores, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). É o maior número de empregados na série histórica publicada pelo órgão, iniciada em 2012.

O Ipea publicou os dados nesta quarta-feira, 21. A taxa de desocupados no país fechou em 8,9%, a menor desde julho de 2015.

“O mercado de trabalho brasileiro vem apresentando trajetória de forte dinamismo, marcada por expressiva expansão da população ocupada, com efeito significativo sobre a redução do desemprego”, informou o instituto em comunicado. “Nota-se, ainda, que essa expansão da ocupação vem ocorrendo de forma generalizada, abrangendo todas as regiões, todos os segmentos etários e educacionais e praticamente todos os setores da economia.”

Para fazer os cálculos, a instituição usou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A quantidade de desocupados caiu de 13,6 milhões, em julho de 2021, para 9,7 milhões no mesmo mês em 2022. Ou seja: quase 4 milhões menos. Assim, o recuo se aproximou de 30%.

“Esta queda do desemprego reflete o bom desempenho da população ocupada, cujo contingente avançou 7,5% em julho”, afirmou o Ipea em nota. Do mesmo modo, também houve a queda da quantidade de desocupados e ocupados, fechando em 14,4%. A proporção de desalentados em relação à população fora da força de trabalho desceu para 3,6%.

O levantamento leva em consideração vagas de empregos formais e informais, além do trabalho por conta própria. Considerando a taxa de ocupados sem ajuste sazonal, o Brasil chegou a 110 milhões de trabalhadores empregados em julho. No mesmo mês, o governo federal contabilizou 42 milhões de brasileiros em vagas com carteira de trabalho assinada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jornalista do Twitter Files Brasil considera ação da AGU uma ‘vergonha nacional’
Governo Lula pediu investigação contra Shellenberger por divulgar documentos sigilosos
Carregando..