José Antonio Kast e Gabriel Boric vão disputar 2º turno presidencial no Chile

Candidato conservador e um comunista estarão no 2º turno
Por: Brado Jornal 22.nov.2021 às 06h36 - Atualizado: 22.nov.2021 às 06h38
José Antonio Kast e Gabriel Boric vão disputar 2º turno presidencial no Chile

O Chile definiu neste domingo (21) os candidatos que vão participar do segundo turno na eleição presidencial. Gabriel Boric, comunista ligado ao Foro de São Paulo, e José Antonio Kast, conservador e apoiador de Pinochet, líder chileno que arrancou o comunismo do país.

O atual presidente, Sebástian Piñera, se manifestou na noite deste domingo: “Quero felicitar José Antonio Kast e Gabriel Boric por terem triunfado neste primeiro turno. Pelo que busquem sempre o caminho da paz e não da violência. O caminho da responsabilidade e não do populismo”.

Com 979% das unas apuradas, Kast aparece na liderança com 27,94% dos votos válidos, enquanto Boric soma 25,70%.

Com 55 anos, José Antonio Kast demonstrou um crescimento vertiginoso nas últimas semanas. Abertamente apoiador de Augusto Pinochet – ele alega que o comandante que comandou o Chile entre 1973 e 1990 seria seu eleitor se estivesse vivo —, o advogado e político fez críticas à direita isentona e aproveitou a queda de popularidade do atual presidente para subir nas pesquisas.

O comunista Gabriel Boric é o candidato à presidência mais jovem da história chilena, com 35 anos, o ex-líder estudantil é ligado ao Foro de São Paulo e está na política desde 2011, quando justamente protestou contra o ensino privado no país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Milei anuncia corte de 70 mil servidores públicos na Argentina
Até o final do mês, 15 mil serão demitidos; congelamento de obras públicas e o encerramento de mais de 200 mil planos de assistência social visam alcançar o equilíbrio fiscal este ano
Carregando..