Eleição na Colômbia traz ‘insegurança’, mas não deve refletir no Brasil, diz especialista

Professor Alberto Pfeifer avalia reflexos da vitória de Gustavo Petro no Brasil, mas explica que não há grandes conexões entre os países
Por: Brado Jornal 20.jun.2022 às 13h48
Eleição na Colômbia traz ‘insegurança’, mas não deve refletir no Brasil, diz especialista
Divulgação

A população da Colômbia elegeu neste domingo, 19, pela primeira vez, um candidato de esquerda à presidência. Economista e ex-guerrilheiro, Gustavo Petro recebeu 50,49% dos votos, frente 47,27% de Rodolfo Hernández, nome da tradicional direita colombiana. Na avaliação de Alberto Pfeifer, coordenador geral do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo, o resultado demonstra uma “eleição de minoria” e reflete um desencanto da população com o processo eleitoral. “São quase 40 milhões de eleitores e Gustavo ganhou com 11 milhões de votos. Similar ao que aconteceu no Chile e representa a eleição da minoria nos processos e regimes democráticos contemporâneos. A minoria escolhe pela maioria”, avaliou o professor, em entrevista. 

Na visão de Alberto Pfeifer, a intensa polarização criada entre Petro e Hernández justifica esse desencanto com o processo eleitoral. Agora, segundo ele, caberá que as ideias da esquerda sejam “testadas” pela primeira vez na Colômbia e as perspectivas não são claras. “Esse é o grande enigma, a grande interrogação. No Brasil, México, Argentina, a presença da esquerda é algo que faz parte do cenário político, do cenário eleitoral. Na Colômbia não. Então, as perspectivas são bastante inseguras quanto ao que acontecerá. A Colômbia tem tido um manejo macroeconômico muito estável. É membro da OCDE, não teve problemas de inflação nas últimas décadas e há uma dúvida quanto a capacidade dos atuais gestores econômicos de seguirem conduzindo o país”, afirmou o coordenador.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Leo Condé lamenta resultado mas vê jogo equilibrado com Palmeiras
Para treinador, rubro-negro pecou por ansiedade e marcação do time paulista foi preponderante
Brasil condena sempre qualquer ato de violência, diz Mauro Vieira
Em declaração à imprensa, chanceler brasileiro disse que Itamaraty conclama para o "entendimento" entre Irã e Israel
Tarcísio diz que SP 'não tolerará invasões de terra'
Até o momento desta tarde, o MST informou que já foram contabilizadas 21 invasões de terra como parte do “Abril Vermelho”
Carregando..