Maduro exige fim das sanções dos EUA antes de fazer ‘eleições livres’

Calendário oficial da Venezuela estabelece disputa presidencial para 2024, mas a ditadura ainda não definiu uma data
Por: Brado Jornal 02.dez.2022 às 14h40
Maduro exige fim das sanções dos EUA antes de fazer ‘eleições livres’
Foto: Divulgação

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que vai promover eleições limpas em seu país apenas se nações como os Estados Unidos retirarem as sanções impostas à ditadura instalada em Caracas.

“Vocês querem eleições livres? Justas e transparentes? Queremos eleições livres de sanções e de medidas coercitivas unilaterais. Que tirem todas, que levem todas, para que tenhamos eleições frescas e belas”, afirmou, em encontro com correspondentes estrangeiros no Palácio de Miraflores, em Caracas.

O calendário oficial da Venezuela estabelece uma disputa presidencial para 2024, mas a ditadura ainda não definiu uma data. Em virtude da reorganização da oposição, que decidiu realizar primárias para ter um nome único na disputa, líderes do regime ameaçaram antecipar o processo.

Maduro acaba de retomar o diálogo com a oposição, um ano depois de suspender as conversas. Os opositores reivindicam que o regime ofereça garantias de um processo livre e justo, com supervisão independente da comunidade internacional.

Na quarta-feira 30, o ditador comentou o anúncio recente dos EUA que permitiu que a Chevron importe petróleo e derivados produzidos em território venezuelano. A medida será liberada apenas se o gigante estatal PDVSA, da Venezuela, não for beneficiado financeiramente.

“A ideia de tirar a Venezuela do circuito econômico mundial foi uma má ideia, uma ideia extremista do Donald Trump”, disse Maduro. “E eles estão pagando por isso, porque a Venezuela faz parte da equação energética global. Doa a quem doer, temos de estar lá. Somos uma grande potência do petróleo e vamos ser uma potência do gás.”

O chavista afirmou que seu país foi alvo de 763 sanções, com ao menos US$ 24 bilhões congelados em contas externas. Ele disse esperar que a liberação de recursos para o acordo com a oposição seja imediata. “Esperamos que o cumprimento do pacto não seja atrasado por qualquer motivo”, salientou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Empresas 'amigas do governo' foram desabilitadas a receber licitação
Segundo site, o pedido foi negado por falta da documentação necessária
PGR pede que Bolsonaro continue inelegível no caso dos embaixadores
Órgão entendeu que decisão do TSE comprovou desvio de finalidade em reunião realizada pelo então presidente com embaixadores
Capitão Alden promove Seminário Valorização dos profissionais de Segurança Pública
Deputado é membro da Comissão de Direitos Humanos
UFBA anuncia greve dos professores
Apesar do parecer favorável do sindicato dos professores, muitos alunos se mostraram insatisfeitos com a decisão
Lira reajusta em 60% valor de diárias para deputados em viagens
A Câmara afirma que o percentual de 60,62% corresponde à variação acumulada do IPCA de junho de 2015 a março de 2024
PF intima Juscelino Filho a depor sobre desvio de emendas
Eleito deputado federal pelo Maranhão, Juscelino Filho se licenciou do cargo para assumir o Ministério das Comunicações no governo Lula
Carregando..