Netanyahu assume o sexto mandato como primeiro-ministro de Israel

Premiê disse que fim do conflito árabe-israelense será prioridade
Por: Brado Jornal 30.dez.2022 às 13h19
Netanyahu assume o sexto mandato como primeiro-ministro de Israel
Divulgação

Benjamin Netanyahu foi empossado novamente como primeiro-ministro de Israel na quinta-feira 29. O premiê discursou ao Parlamento israelense, em cerimônia realizada em Knesset. Ele assumirá o posto pela sexta vez — serviu ao país como primeiro-ministro  por mais anos do que qualquer homem na história.

“Este novo governo está determinado a restaurar a governança, a paz e a segurança pessoal dos cidadãos de Israel”, disse Netanyahu durante o juramento. O premiê também afirmou que seu governo vai priorizar o “fim do conflito árabe-israelense”, interromper o acordo nuclear do Irã e aumentar a capacidade nuclear de Israel.

De acordo com o canal de notícias do Catar Al Jazerra, opositores gritavam “fraco” durante o discurso do novo primeiro-ministro.


Como será o novo governo de Netanyahu

A coligação do Parlamento de Israel foi eleita em 1º de novembro e será composta pelo partido Likdu, liderado pelo premiê, e outros cinco partidos. Dentre as siglas, três são “de direita” e outros dois são “ultraortodoxos”.

O novo primeiro-ministro defende a expansão judaica na Cisjordânia. Os judeus buscam ocupar terras onde os palestinos pretendem construir o Estado Palestino, e o “conflito de interesses” motivou guerras violentas.

Netanyahu foi premiê de Israel pela primeira vez em 1996 e governou até 1999, depois atuou como ministro das Finanças entre 2003 e 2005. Por fim, antes do atual retorno, voltou ao posto primeiro-ministro israelense em 2009 e governou por 12 anos, quando saiu em 2021.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula e Flávio empatam em 40% no primeiro turno
Sondagem Palver com 5 mil eleitores aponta igualdade numérica entre os dois e diferença de um ponto sem Marçal
Roma encosta em Wagner na disputa ao Senado na Bahia
João Roma sobe dois pontos e fica tecnicamente empatado com Jaques Wagner; Rui Costa amplia a liderança
Flávio Dino manda Andrei Rodrigues voltar ao comando da Polícia Federal
Ministro do STF reverte o afastamento determinado por André Mendonça e diz que decisão em causa própria não pode paralisar o trabalho policial
PF manda ouvir Galípolo, Campos Neto e André Esteves no caso Master
Intimações de 3 de agosto pedem depoimento como testemunhas sobre a fiscalização do banco de Daniel Vorcaro; defesa de Campos Neto diz que ainda não foi notificada
Interpol oferece ferramentas de cooperação no desaparecimento de Allan e Ágatha em Bacabal
Irmãos de 4 e 6 anos seguem desaparecidos há oito meses; não há confirmação de que estejam entre 163 crianças resgatadas nos Estados Unidos
Lula pede quebra total de sigilo nas investigações do Master
Presidente classifica o caso como o maior crime financeiro do país, critica vazamentos seletivos na eleição e fala após o impasse sobre o comando da Polícia Federal
Carregando..