Mundo Exclusivo

Café é racista? Como beber café perpetua a supremacia branca?

Matéria que afirma que se você consome café está ajudando uma indústria baseada no racismo repercute negativamente nas Redes Sociais, e Elon Musk responde à militância "Até meu café!?"
Por: Brado da Redação 19.mar.2023 às 15h35 - Atualizado: 19.mar.2023 às 16h00
Café é racista? Como beber café perpetua a supremacia branca?

Neste domingo uma reportagem do site afru.com causou muita discussão nas redes sociais, o blog da startup militante de moda liderada apenas por negros, publicou esta semana uma matéria com o título "Is coffee racist? How drinking coffee perpetuates white supremacy" ou "Café é racista? Como beber café perpetua a supremacia branca" em português, a reportagem cria uma narrativa absurda ao afirmar que "quem toma café está beneficiando o Racismo", "Criado por negros para negros - e agora um pilar do capitalismo de supremacia branca. Se você consome café, está ajudando uma indústria baseada no racismo." dizia o texto. 

Ao final da reportagem uma frase diz "É hora de boicotar e desinvestir", "Infelizmente, o café não é a única bebida racista do mercado. O leite também se tornou racista depois que os supremacistas brancos começaram a usar a bebida branca como símbolo de sua pele. Sim, as raízes racistas na indústria do café são certamente muito mais profundas, mas a brancura do leite e os efeitos devastadores do leite no belo corpo negro o tornam quase tão ruim quanto o café para alguns negros." e continua...

Então, se tanto o leite quanto o café são racistas, o que fazer? "Sei que isso vai doer, um compromisso adequado de fazer uma ação direta antirracista exige que desistamos totalmente do café"

A reportagem ganhou repercussão mundial a partir do compartilhamento do dono da Redes Social Twitter Elon Musk, que respondeu de forma surpresa "Até meu café!?"



A postagem repercutiu de forma negativa nas redes sociais, muitas pessoas afirmaram que o excesso e exageros de militância acaba prejudicando movimentos sérios que lutam contra o racismo, a ONG chegou até a bloquear os comentários devido ao volume de críticas provenientes inclusive de movimentos que lutam contra o racismo, um comentário chegou a afirmar que a ONG que diz ser contra o racismo está apenas disseminando ódio, promovendo a divisão de classes e criminalizando o racismo de forma generalizada.

"Este post antirracista é a coisa mais racista que já li.",
"Copo de leite é racismo. Café é racismo. Pronto, querem acabar com o café da manhã no mundo inteiro",
 
"Na hora de Produzir, Lacrar e Lucrar é apenas para os negros, mas na hora de vender não fazem qualquer distição pois estão aceitando o dinheiro dos brancos",
"Imagine quantas pessoas irão perder empregos se este tipo de postagem prejudicar a industria do leite e do café, imagine quantas destas pessoas podem ser trabalhadores negros desempregados".

Diz alguns dos comentários que criticam a matéria da ONG militante nas redes.





📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Google demite funcionários que participaram de 'protestos' contra Israel
Vice-presidente de Segurança Global da empresa, Chris Rackow, anunciou a demissão através de um e-mail
Filho de Dra. Raissa, Pedro Soares se consolida como principal pré-candidato a vereador da direita em Porto Seguro
Pedro defende, assim como Bolsonaro, pautas como a defesa da família e a promoção da liberdade econômica, elementos que têm sido centrais em seus discursos.
Carregando..