Escândalo leva Nestlé a fechar fábrica na França

Empresa produziu pizzas contaminadas que causaram dezenas de intoxicações
Por: Brado Jornal 30.mar.2023 às 14h53
Escândalo leva Nestlé a fechar fábrica na França
Funcionários em protesto contra o fechamento da fábrica de pizzas Buitoni, em Caudry | Foto: FRANCOIS LO PRESTI / AFP

O grupo Nestlé anunciou o encerramento definitivo de uma fábrica de produtos da marca Buitoni, na região de Caudry, no norte da França. O fechamento acontece um ano depois de pizzas contaminadas terem causado a intoxicação de dezenas de pessoas.

A Nestlé justificou o encerramento pela queda das vendas e afirmou que vai lançar um processo para tentar encontrar um comprador para a fábrica, a sua “prioridade nos próximos meses”, informou em nota enviada à agência de notícias France-Presse.

“Nenhuma demissão será notificada antes de 31 de dezembro de 2023”, informou a companhia suíça, que prometeu oferecer ao quadro de 140 funcionários permanentes “uma oportunidade de realocação interna”.

A fábrica produzia pizzas congeladas da marca Buitoni Fraîch’Up. Em 2022, a contaminação pela bactéria Escherichia coli pode ter causado a morte de duas crianças. Na época, a Nestlé retirou as pizzas do mercado e interrompeu a produção.

A prefeitura proibiu qualquer atividade na fábrica depois que as autoridades de saúde estabeleceram um vínculo entre o consumo de pizzas e vários casos graves de intoxicação.

O Ministério Público de Paris abriu uma investigação de homicídio culposo em relação às duas mortes e a ferimentos involuntários em outras 14 pessoas.

O grupo afirmou que a “contaminação da farinha” seria a explicação “mais provável” para a presença da bactéria nas suas pizzas, mas segundo a prefeitura, a inspeção sanitária revelou uma “falta de manutenção e limpeza nas áreas de produção”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..