EUA ajudam país ameaçado de invasão por Maduro

Metade do território de vizinho da Venezuela é cobiçado pelo plano de invasão de Maduro; EUA enviaram comandantes para organizar defesa
Por: Brado Jornal 29.nov.2023 às 17h55
EUA ajudam país ameaçado de invasão por Maduro

O governo do presidente Joe Biden, nos Estados Unidos, enviou comandantes à Guiana para proteger esse pequeno país da América do Sul de uma possível invasão da ditadura de Nicolás Maduro (foto), na Venezuela.

A liderança da 1ª Brigada de Assistência às Forças de Segurança do Exército dos Estados Unidos (SFAB) se reuniu com autoridades da Força de Defesa da Guiana (GDF) na segunda-feira, 27, e terça, 28.

“As forças de defesa dos EUA e da Guiana discutiram os próximos compromissos para incluir sessões e processos de planeamento estratégico para melhorar a prontidão militar e as capacidades de ambos os países para responder às ameaças à segurança”, diz nota da embaixada americana na Guiana.

“O SFAB é uma unidade especializada do Exército dos EUA criada para aconselhar e ajudar as nações parceiras. Desde 2022, o SFAB realizou vários exercícios de formação conjuntos com o GDF para reforçar a sua capacidade e capacidade a nível táctico e operacional”, acrescenta.

No início de novembro, Maduro afirmou que fará um referendo neste domingo, 3 de dezembro, para saber se a sua população defende a anexação da região de Essequibo, que representa dois terços do território da Guiana. Essa região é especialmente valiosa devido à descoberta de uma grande reserva de petróleo pela empresa americana ExxonMobil em 2019.

Se levar adiante sua vontade, Maduro estará infringindo a Carta da ONU, que pede o respeito à soberania das nações.

Diante dessa ameaça, os EUA e o Reino Unido anunciaram seu apoio militar à Guiana, caso seja necessário. Prevê-se um fluxo intenso de militares americanos na Guiana durante o mês de dezembro.

Enquanto isso, as tropas venezuelanas foram mobilizadas para a fronteira com a Guiana e iniciaram a construção de uma base aérea.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Olimpíadas: Zico é assaltado em Paris e tem prejuízo de R$ 3 milhões
Ex-jogador é embaixador do Time Brasil nos Jogos Olímpicos. Segundo jornal francês, itens levados incluem Rolex, joia cravejada de diamantes e notas de euro e dólar
Equipe da Band vive momentos de desespero com ameaça de bomba em Paris
Uma ameaça de bomba no Arco do Triunfo colocou em alerta as autoridades francesas nesta quarta-feira (24), às vésperas da Olimpíada de 2024, em Paris
Entendo decisão do TSE, Maduro está acostumado a ofender sem consequências, declara María Corina
A líder da oposição venezuelana diz que a presença do TSE na Venezuela “era muito importante”
Trump anuncia plano para “salvar a educação” dos EUA
Candidato republicano disse querer eliminar "marxistas que se infiltraram no Departamento de Educação federal"
Uniforme do Brasil para as Olimpíadas recebe críticas; Riachuelo rebate
Empresa explicou ideia por trás do uniforme, que tem recebido enxurrada de críticas
Carregando..