‘Ameaça à democracia é haver instituição com poder absoluto’, afirma Lasier Martins sobre STF

Senador defende que o Conselho Nacional de Justiça possa receber e processar denúncias e reclamações a respeito de ‘infrações’ dos ministros
Por: Brado Jornal 23.mai.2022 às 15h15
‘Ameaça à democracia é haver instituição com poder absoluto’, afirma Lasier Martins sobre STF
Conselho Nacional de Justiça, democracia, Lasier Martins, STF, Supremo Tribunal Federal

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) defende que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) possa receber e processar denúncias e reclamações a respeito de ações dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que regulamenta a mudança, o parlamentar entende que “não pode haver poder absoluto” em uma democracia. “Ameaça à democracia é haver uma instituição com poder absoluto, isso no sistema democrático não pode existir. Não pode haver imune a qualquer controle e o Supremo Tribunal Federal, atualmente, é [imune]. Como não funciona o Senado, que jamais abriu processo contra qualquer ministro do Supremo, vamos abrir uma nova área de reclamação”, menciona o senador, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News.

Ele também defende que com a mudança o CNJ funcionaria como um novo canal, onde sejam direcionadas “infrações” dos ministros, assim como crimes de responsabilidade. “Eles têm sido constantes por parte do Supremo, daria para desfilar uma lista enorme”, iniciou o parlamentar. “Pelo menos se cria oportunidade do cidadão reclamar, trazer os fatos que conspiram contra a Justiça, contra o próprio Estado Democrático e quem sabe criar lá o constrangimento, porque essa reclamação virá a público”, completou o senador.  Lasier Martins  defendeu a PEC como uma alternativa, já que “a instituição que deveria julgar os ministro não funciona” e falou com “corporativismo” na política.

“Há décadas o Senado Federal, que tem atribuições para julgar e processo ministros do Supremo manda para o arquivo dezenas e centenas de denúncias sob o ponto de vista administrativo, não jurisdicional. E o Conselho Nacional de Justiça tem poder para julgar qualquer magistrado de qualquer instância do Brasil, menos do STF. […] O que estamos querendo é ampliar o leque de discussão de ilegalidades que os ministros estão cometendo. Respeito a instituição, mas o próprio Supremo não se dá ao respeito por atitudes e medidas de seus ministros. […] Não é democracia quando temos um poder que faz e acontece e decide o que vem entende e não é acionado em razão das conveniências”, finalizou.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes, Dino e Zanin determinam que tribunais expliquem supersalários a juízes
Ministros do STF dão 48 horas para presidentes de sete TJs justificarem pagamentos acima do teto constitucional
Rui Costa critica oposição por negar avanços e obras na Bahia
O ex-governador e pré-candidato ao Senado, Rui Costa (PT), afirmou que o grupo político ao qual pertence forma uma equipe focada em resultados concretos, enquanto a oposição se limita a produzir vídeos contestando fatos evidentes.
Donald Trump agradece à FIFA por reverter expulsão de Folarin Balogun na Copa do Mundo
Presidente dos Estados Unidos elogia decisão da entidade que liberou o atacante para o jogo das oitavas de final contra a Bélgica
Governador do Piauí sanciona lei que reserva vagas em empresas contratadas pelo poder público para presos e egressos
Rafael Fonteles (PT) determina que até 5% das vagas sejam destinadas a pessoas do sistema prisional em contratos públicos
Bruno Reis alfineta Jerônimo e diz que governistas vivem inferno astral máximo
Prefeito de Salvador critica declarações durante o 2 de Julho e aponta tensão na base aliada do governador
Rui Costa anuncia hospital em Maracás e o terreno segue abandonado
Terreno prometido em 2018 com parceria da prefeitura continua coberto apenas por mato
Carregando..