Lula culpa Aécio por interferências do Judiciário na política

Petista diz que clima de animosidade entre Poderes começou quando tucano contestou resultado da eleição de 2014
Por: Brado Jornal 13.set.2022 às 13h43
Lula culpa Aécio por interferências do Judiciário na política
Lula na CNN

Candidato à Presidência, Lula (PT) foi entrevistado ao vivo pela CNN na noite de segunda-feira 12, quando responsabilizou o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) pelo clima de instabilidade política e pela interferência do Judiciário na política brasileira.

Na conversa com o jornalista William Waack, Lula afirmou que o ativismo político do Judiciário começou quando Aécio contestou a vitória de Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial de 2014, com o tucano então derrotado no segundo turno. Na teoria do petista, o episódio deflagrou um ambiente de desconfiança das instituições do país.

“Primeiro, é culpa da classe política. Qualquer coisinha recorre à Suprema Corte. E aí nós temos um problema que foi a eleição da Dilma de 2014, quando o candidato que ela derrotou não quis aceitar o resultado”, afirmou Lula.

“O Aécio afrontou a vitória da Dilma, entrou com recurso na Justiça e é responsável pelo clima de animosidade que está criado hoje neste país. Numa eleição, você disputa, você perde ou você ganha”, acrescentou o petista.

Lula ainda disse acreditar que o impeachment de Dilma em 2016 quebrou o que entende ser uma normalidade nas relações partidárias. Neste ponto, mais uma vez citou suposta responsabilidade do tucano Aécio Neves, que teria propiciado um confronto entre o Executivo e o Legislativo, por parte do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

“Não tinha dificuldade de relacionamento com os partidos políticos. O Fernando Henrique Cardoso não teve, o Sarney não teve. Isso começou depois de 2014, 2015, quando o Aécio não aceitou os resultados das eleições e instigou que o Eduardo Cunha se comportasse do jeito que se comportou”, comentou.

Como presidente da Câmara, Eduardo Cunha foi o responsável por abrir o processo de impeachment, que culminou no afastamento de Dilma da Presidência, em 2016.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Renan Santos anuncia Aroldo Medina como candidato a vice-presidente na chapa presidencial
Tenente-coronel da reserva da Brigada Militar, natural do Rio Grande do Sul, integra a candidatura do pré-candidato do Partido Missão
O que sobrou do 02 de julho na política baiana
Protestos orgânicos, tensão viral e polarização antecipam o clima eleitoral de 2026
Flávio Bolsonaro apresenta sinais de cansaço e estresse
Aliados recomendam que o senador use viagem aos EUA para descansar com a família em meio a crises na campanha
Deputado do MBL critica taxa de acesso a Morro de São Paulo e promete interferir
Kim Kataguiri acusa prefeitura de Cairu de prejudicar o turismo com sucessivos aumentos no pedágio
Janaina Paschoal defende manifestação durante palestra de Haddad e cobra aplicação isonômica da lei eleitoral em universidades
Vereadora e professora da USP afirma que quadros do PT e PSOL realizam atividades políticas em campi públicos enquanto pré-candidatos enfrentam restrições
Band confirma primeiro debate entre candidatos à Presidência para 16 de agosto
Emissora realizará o encontro às 20h, marcando o início dos confrontos diretos entre os postulantes ao cargo
Carregando..