Em comício no Sul, Lula critica elite: ‘Não gosta de fazer esgoto’

O candidato esteve em Florianópolis neste domingo
Por: Brado Jornal 19.set.2022 às 15h58
Em comício no Sul, Lula critica elite: ‘Não gosta de fazer esgoto’
Foto: Divulgação

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve neste domingo, 18, em Florianópolis (SC). Desde sexta-feira, Lula está percorrendo as cidades da região Sul.

Durante o comício na cidade, o petista criticou a “elite brasileira” ao dizer que ela não gosta de construir esgoto. Lula fez uma referência às praias de Florianópolis que não possuem tratamento de dejetos, segundo ele.

“Nessas praias tão bonitas o esgoto é jogado in natura”, disse. “Alguma coisa está errada com a elite brasileira. Mas não tem nada errado. É que ela não gosta de fazer esgoto porque é embaixo da terra e ninguém vê”, acusou o petista. Ele ainda emendou dizendo que a elite gosta de “fazer ponte, viaduto, que as pessoas enxergam, mas saneamento básico que gera emprego, qualifica a vida das pessoas, não é importante”, declarou.

Em 15 de julho de 2020, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o novo Marco Legal do Saneamento Básico, tendo como principal objetivo a universalização dos serviços de água, esgoto e coleta de lixo. A aprovação do projeto foi uma das prioridades para o governo federal

A meta, com a nova legislação, é garantir o atendimento de 99% da população com água potável e 90% com tratamento e coleta de esgoto — tudo isso até 31 de dezembro de 2033. Para tanto, o governo federal pretende atrair investimentos em torno de R$ 500 bilhões a R$ 700 bilhões.


Oposição foi contrária

A oposição foi, basicamente, o único grupo que votou contra o novo Marco Legal do Saneamento básico. O Projeto de Lei (PL) 4.162/2019.

Dos 13 votos contrários, quase metade são do PT, o único partido a ter orientado o voto contra à pauta. Todos os seis senadores petistas votaram por rejeitar a matéria. O líder do partido, Rogério Carvalho (SE), tentou propor o adiamento da votação, mas foi voto vencido.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado do MBL critica taxa de acesso a Morro de São Paulo e promete interferir
Kim Kataguiri acusa prefeitura de Cairu de prejudicar o turismo com sucessivos aumentos no pedágio
Jaques Wagner minimiza vaias no 2 de Julho e diz que é comum em ano eleitoral
Senador petista afirma que manifestações fazem parte do jogo político e que a data baiana é maior que qualquer disputa
Janaina Paschoal defende manifestação durante palestra de Haddad e cobra aplicação isonômica da lei eleitoral em universidades
Vereadora e professora da USP afirma que quadros do PT e PSOL realizam atividades políticas em campi públicos enquanto pré-candidatos enfrentam restrições
O que sobrou do 02 de julho na política baiana
Protestos orgânicos, tensão viral e polarização antecipam o clima eleitoral de 2026
Operação Sintonia de Gravata prende 21 em ação contra facções que atuam de dentro de presídios na Bahia
Entre os detidos estão nove advogados e 12 detentos; polícia investiga comunicação clandestina entre líderes presos e membros em liberdade
Flávio Bolsonaro anuncia viagem aos EUA para defender o PIX e pedir adiamento de tarifas
Senador critica governo Lula, envia documento ao órgão americano e participa de audiência sobre taxação de produtos brasileiros
Carregando..