Bia Kicis: baderna em Brasília não se enquadra como terrorismo

Segundo a parlamentar, a Lei de Terrorismo exclui manifestações, mesmo que resultem em violência
Por: Brado Jornal 11.jan.2023 às 18h23
Bia Kicis: baderna em Brasília não se enquadra como terrorismo
Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) defendeu nesta quarta-feira, 11, que as mais de mil pessoas presas por causa da depredação a prédios públicos em Brasília não sejam enquadradas no crime de terrorismo. “Por maiores que tenham sido o vandalismo e os estragos causados a bens públicos e históricos, temos que aplicar a lei vigente no país”, disse.

O argumento da parlamentar é que a Lei Antiterrorismo, de 2016, diz que conduta individual ou coletiva de pessoas em manifestações políticas, movimentos sociais dentre outros não se aplica a definição de atos terroristas.

“§ 2º O disposto neste artigo não se aplica à conduta individual ou coletiva de pessoas em manifestações políticas, movimentos sociais, sindicais, religiosos, de classe ou de categoria profissional, direcionados por propósitos sociais ou reivindicatórios, visando a contestar, criticar, protestar ou apoiar, com o objetivo de defender direitos, garantias e liberdades constitucionais, sem prejuízo da tipificação penal contida em lei”.

Na época, esse ponto da lei foi uma exigência dos partidos de esquerda, para blindar movimentos como o MST.

“A lei foi feita dessa forma para safar o MST e outros grupos violentos ligados à esquerda, que sempre invadiram, depredaram e tocaram o terror”, disse Bia. “Se a vontade política mudou e agora querem que tais atos sejam tipificados como terrorismo, cabe ao Congresso mudar a lei, que tem que valer para todos.”

“Ou, se preferirem, a lei tem que ser para todas, todos e todes! Mas não pode ser aplicada a favor dos amigos do PT e pisoteada, reinventada e mal interpretada para punir quem não for da sua patota.”




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Renan Santos aparece em terceiro lugar em cenário de primeiro turno para a Presidência em pesquisa Atlas/Bloomberg
Levantamento nacional realizado entre os dias 26 e 30 de junho mostra Lula na liderança e Flávio Bolsonaro na segunda colocação; Renan Santos registra 7,8% das intenções de voto.
Michelle Bolsonaro anuncia saída da presidência do PL Mulher em nota de esclarecimento.
Ex-primeira-dama decide deixar o comando do segmento feminino do partido após reunião com Valdemar Costa Neto e se dedicar à família.
Disney+ eleva tarifas e lidera como o serviço de streaming mais caro no Brasil
Reajuste em todos os planos supera valores de rivais como Netflix e Globoplay, gerando insatisfação entre usuários
Flávio Bolsonaro perde força em pesquisa Atlas/Bloomberg após repercussão de caso envolvendo filme "Dark Horse" e Daniel Vorcaro
Senador registra queda nos cenários eleitorais após divulgação de áudios e mensagens relacionados ao financiamento da cinebiografia sobre Jair Bolsonaro.
Lula envia ao Congresso projeto que eleva teto do MEI para R$ 110 mil a partir de 2027
Medida busca formalizar mais trabalhadores e ampliar benefícios da categoria; texto ainda precisa ser aprovado pelos parlamentares
Michelle Bolsonaro compartilha vídeo com críticas de Garotinho a evento de Vorcaro
A ex-primeira-dama republicou trecho em que o ex-governador fluminense questiona a presença de autoridades em festa polêmica.
Carregando..