WSJ critica pressa da esquerda em ‘condenar’ Bolsonaro

Em artigo, o jornal norte-americano também levanta suspeita sobre a parcialidade dos tribunais brasileiros
Por: Brado Jornal 12.jan.2023 às 13h56
WSJ critica pressa da esquerda em ‘condenar’ Bolsonaro
Divulgação

Com um artigo intitulado “Jair Bolsonaro tem direitos nos Estados Unidos”, o Wall Street Journal (WSJ) criticou deputados democratas — a esquerda progressista dos Estados Unidos — que defenderam a “extradição” do ex-presidente brasileiro. Bolsonaro está na Flórida desde 30 de dezembro, quando ingressou com visto diplomático.

No Brasil, o presidente Lula (PT) e seus aliados acusaram Bolsonaro, sem apresentarem qualquer prova, de conivência com os atos de vandalismo no Distrito Federal, no domingo 8.

Deputados de esquerda norte-americanos tomaram o mesmo caminho. Nas redes sociais, Alexandria Ocasio-Cortez deputada de Nova Iorque, afirmou que “os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”, e Joaquin Castro, do Texas, foi além, afirmando à CNN que Bolsonaro “inspirou o terrorismo doméstico no Brasil” e “deveria ser enviado de volta ao Brasil”.

O WSJ lembrou que Bolsonaro não foi acusado de nenhum crime pelas autoridades judiciárias e, portanto, não existe possibilidade de extradição. “Mas esse processo legal é demais para os democratas americanos, que querem o veredicto primeiro e a prova depois”, escreveu o jornal.

Segundo a publicação, apesar dos inquéritos instaurados para apurar eventual participação de Bolsonaro e das outras pessoas — mais de 1,2 mil foram presas — o jornal levanta suspeita da parcialidade dos tribunais brasileiros. “Ainda é cedo, e como os tribunais no Brasil foram politizados, há dúvidas legítimas sobre se ele pode obter uma audiência justa”, observou o WSJ.

Segundo o jornal, “Bolsonaro está nos EUA legalmente e não buscou proteção oficial”. “Se houver um pedido formal de extradição do Brasil, os tribunais dos EUA ouvirão o caso com base nas evidências”, ponderou.

O artigo encerra afirmando que a declaração de Castro, acusando Bolsonaro de ser “autoritário” prova que o deputado texano “está fazendo política”. “Na verdade, o senhor Bolsonaro não controlou nem o Congresso, nem a Suprema Corte, durante seu mandato de quatro anos, e sua agenda muitas vezes paralisou devido a restrições democráticas em seu poder”, escreveu o WSJ.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PL e PT recorrem contra decisão que livrou Moro da cassação
Recursos foram protocolados nesta segunda-feira (22) e, agora, TRE-PR deve abrir prazo para a defesa de Moro e suplentes
CCJ aprova PL que veta recursos do MST
Matéria ainda precisa ser analisado em plenário
Felipe Neto chama Arthur Lira de 'excrementíssimo'
Fala aconteceu durante sessão na Câmara desta terça-feira (23)
Não me preocupa atos dos fascistas, diz Lula sobre ato de Bolsonaro
A declaração foi dada nesta terça-feira, 23, em reunião com jornalistas no Palácio do Planalto
Lula quer um encontro com os presidentes democratas para combater ‘extrema-direita’
Segundo o petista, ideia já foi apresentada aos líderes de França e Espanha
STF mantém multa do ex-presidente Bolsonaro de R$ 70 mil
Em março deste ano, ao analisar o caso, o ministro Flávio Dino rejeitou o recurso por razões processuais
Carregando..