‘Farsa da esquerda’, diz Bolsonaro, sobre suposto descaso com ianomâmis

Ex-presidente publicou balanço das ações feitas em terras indígenas em seu governo
Por: Brado Jornal 23.jan.2023 às 15h45
‘Farsa da esquerda’, diz Bolsonaro, sobre suposto descaso com ianomâmis
O ex-presidente Jair Bolsonaro Alexandre Cassiano/O Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rebateu, no domingo 22, as falas do presidente Lula, sobre suposto descaso de seu governo com populações indígenas. Um dia antes de Bolsonaro pronunciar-se, depois de uma visita com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a um território de ianomâmis em Roraima, Lula culpou o antecessor pelo “abandono” dos indígenas e decretou emergência na saúde no território.

Em uma postagem no Telegram, Bolsonaro classificou as afirmações de Lula como “mais uma farsa da esquerda” e publicou um texto do Ministério da Saúde (MS) de 20 de dezembro, com um balanço sobre as ações da pasta em comunidades indígenas.

“Os cuidados com a saúde indígena são uma das prioridades do governo federal”, observou Bolsonaro. “De 2019 a novembro de 2022, o Ministério da Saúde prestou mais de 53 milhões de atendimentos de atenção básica aos povos tradicionais, conforme dados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS, o SasiSUS.”

Ainda segundo o balanço do MS, foi elaborado um plano de contingência nacional, durante a pandemia de covid-19, para os povos indígenas, que atendeu os 34 distritos sanitários especiais indígenas. Com isso, foram abertas 1,7 mil vagas no quadro de profissionais na saúde indígena.

O texto cita, ainda, a adoção do protocolo sanitário de entrada em territórios indígenas e 20 ações de saúde, entre 2020 e 2022, nas quais foram feitos mais de 60 mil atendimentos, incluindo consultas com clínicos gerais e especialistas, em regiões onde residem mais de 450 mil indígenas. 

Entre as regiões atendidas, o texto do Ministério da Saúde cita o Alto Rio Negro, Vale do Javari, Leste de Roraima, Yanomami, Amapá e Norte do Pará, Xavante, Araguaia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Alto Rio Juruá, Kayapo do Pará, Guama Tocantins e Alto Rio Solimões.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Evento de 1º de Maio em São Paulo registra baixa adesão
Ato organizado por metalúrgicos com presença de três ministros atrai apenas 400 pessoas, menos da metade do público projetado
Carregando..