Após incêndio, governador da Bahia diz que recuperação do TCA será feita com brevidade: 'patrimônio cultural do estado'

Incêndio aconteceu nesta quarta-feira (25), em Salvador, e ninguém ficou ferido. Acesso ao prédio foi interditado.
Por: Brado Jornal 26.jan.2023 às 06h33
Após incêndio, governador da Bahia diz que recuperação do TCA será feita com brevidade: 'patrimônio cultural do estado'
Telhado do Teatro Castro Alves foi atingido por incêndio nesta quarta-feira — Foto: Cau Bezerra

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que o Teatro Castro Alves será recuperado com máxima brevidade. O maior teatro do estado, localizado em Salvador, foi atingido por um incêndio na tarde desta quarta-feira (25) e as chamas foram registradas por pessoas que passavam pelo local. Ninguém ficou ferido.


O governador afirmou que um relatório do Corpo de Bombeiros com detalhes dos danos será entregue nos próximos dias.

"O TCA é um patrimônio cultural do nosso estado e determinei que o Corpo de Bombeiros, secretarias de Cultura, Turismo e Casa Civil do Estado, junto com a direção do equipamento, trabalhem de forma conjunta e ágil para avaliar os danos causados pelo incêndio e para recuperar com máxima brevidade as estruturas danificadas", afirmou Jerônimo.

Sem dar prazo, o governador ainda falou sobre previsão reabertura do local, que recebe diversos shows, apresentações teatrais e espetáculos de dança.


"Da forma mais rápida e segura, o teatro será reaberto para seguir fortalecendo a nossa agenda cultural", disse.

O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, também falou sobre o incêndio e disse que o governo vai agir para recuperar o TCA o mais rápido possível.

"A prioridade foi dar prioridade ao equipamento e garantir que não houvessem vitimas. Vamos fazer de tudo o que é possível para que o teatro seja reformado com maior brevidade possível", disse.


Já os Bombeiros afirmaram que ainda é cedo para apontar as causas do fogo. O coronel Aloísio Fernandes, comandante de operações dos Bombeiros de Salvador e RMS, disse ainda que diante das proporções possíveis para o incêndio, os danos foram em menor proporção.

"É prematura qualquer afirmação (sobre a causa). O Departamento de Polícia Técnica fará a avaliação e ela deve sair em breve. O importante é que a brigada do próprio teatro foi fundamental, também na orientação aos bombeiros, com informações sobre espaços, planta...Diante de um incêndio dessas proporções, os danos foram os menores possíveis", disse.


Incêndio ocorreu no teto

O secretário ainda deu detalhes do ocorrido. "O incêndio começou em uma calha. Foi causado no telhado. Ele começou no teto acima da área do ballet e foi se alastrando até a área do teto da sala principal, mas foi no teto e em uma calha. O prédio precisará ser interditado para a perícia", disse em coletiva no foyer do teatro.

O fogo começou por volta das 12h e assustou moradores e pessoas que passavam pela região do Campo Grande, onde o teatro fica localizado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e às 16h o fogo já estava controlado. Em seguida, as equipes iniciaram o trabalho de rescaldo.


O TCA informou que as dependências internas do prédio não pegaram fogo. O teatro conta com vários espaços: a Sala Principal, Sala do Coro, Concha Acústica, Foyer, Centro Técnico, Vão Livre, Jardim Suspenso e o Café Teatro.


Após o incêndio, o acesso ao prédio está interditado. O local será periciado. O foyer, que é o portal de entrada da Sala Principal, foi liberado. O espaço comporta eventos como exposições, lançamentos de livros, debates, solenidades e apresentações de música de câmara.

A vistoria preliminar apontou que o fogo começou na cobertura do teatro, onde há execução de serviço e presença de material inflamável, como fibras e resinas. Ainda segundo a Codesal, o sistema anti-incêndio funcionou na parte inferior do prédio, resfriando a área, e contento o alastramento do incêndio. Na inspeção preliminar não foi constatada que as estruturas tenham sido afetadas.


Em nota, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) informou que realizará uma vistoria técnica para avaliar os danos e o estado de conservação do local. A previsão é que essa visita seja feita na quinta (26), após liberação do Corpo de Bombeiros.


Ainda não há informações sobre o que causou o incêndio e uma vistoria detalhada será feita nos próximos dias. Por causa do acidente, pelo menos sete eventos que aconteceriam até o final de semana foram adiados, conforme informou a assessoria do TCA.


Um deles é o show da cantora Adriana Calcanhoto que seria realizado na quinta-feira (26). De acordo com o secretário de cultura Bruno Monteiro, os valores dos ingressos serão ressarcidos.


Além disso, estão adiadas as sessões da peça “Koanza: do Senegal ao Curuzu” dos dias 27, 28 e 29; e o projeto Domingo no TCA, que ocorreria no dia 29.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
"Algo divino está acontecendo, brevemente estaremos libertos", diz Bolsonaro
Declaração ocorreu no Congresso dos Gideões da Última Hora, nesta terça-feira (23).
Parlamentares querem explicações sobre mega licitação para 'agências amigas' do governo
ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, será ouvido
ViaBahia: Diego Castro aciona Justiça para suspender cobrança nos pedágios da BR-324
Diego requereu uma liminar para que a ViaBahia execute integralmente as cláusulas do contrato de concessão
Moraes ignora prazo dado pela PGR para PF concluir caso Silvinei
Alexandre de Moraes já havia rejeitado solicitações de liberdade para Silvinei em pelo menos outras duas ocasiões durante o ano de 2023
Joice Hasselmann diz que Lula é "tchutchuca do Centrão"
A ex-deputada federal afirma que Lula vem se amparando em uma boa relação com o presidente da Câmara
Empresas 'amigas do governo' foram desabilitadas a receber licitação
Segundo site, o pedido foi negado por falta da documentação necessária
Carregando..