Ministério manda chips de celular para terra ianomâmi, mas área não tem cobertura

A região fica em local isolado, sem atendimento das prestadoras móveis de telefonia
Por: Brado Jornal 15.fev.2023 às 13h56
Ministério manda chips de celular para terra ianomâmi, mas área não tem cobertura
Ministro Juscelino Filho e presidente dos Correios, Fabiano Silva, celebram envio de 1 mil chips para a terra indígena Yanomami - Foto: Ministério das Comunicações

O Ministério das Comunicações, chefiado por Juscelino Filho, enviou mil chips de celular para serem utilizados nas operações humanitárias que acontecem na terra indígena ianomâmi, em Roraima.

O problema é que a área demarcada, localizada a 230 quilômetros de distância da capital, Boa Vista, não possui cobertura de telefonia celular, e, com isso, os chips não funcionam. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Telecomunicações ao jornal Estado de S. Paulo.

“A região fica em local isolado, sem atendimento das prestadoras móveis, que têm obrigações de atendimento nas sedes municipais, localidades e aglomerados urbanos”, declarou o órgão de fiscalização.

Na prática, o que o ministro deu foi um cartão que, sem aparelho celular ou rede de cobertura, não funciona, porque, dentro da terra indígena, a única forma de conexão viável se dá por meio de conexão via satélite.

O anúncio sobre o envio de chips ocorreu na sexta-feira 10. O ministro estava ao lado do presidente dos Correios, Fabiano Silva. Segundo Juscelino Filho, o objetivo era de “facilitar a comunicação entre as equipes que prestam assistência nas terras indígenas, localizadas entre os Estados de Roraima e Amazonas”.

Em comunicado conjunto, declararam que os dispositivos “dão acesso à internet, fornecendo conexão aos grupos que precisam se comunicar em meio aos trabalhos de assistência”.

No anúncio da parceria com o ministério, o presidente dos Correios disse que seus chips seriam “essenciais” para as ações dos grupos. “Nesses momentos de crise, todo apoio possível será feito. Com os chips Correios Celular, garantiremos agilidade na comunicação, o que facilitará a coordenação dos trabalhos de assistência”, disse Silva.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Michelle Bolsonaro compartilha vídeo de Garotinho sobre festas de Vorcaro
Ex-primeira-dama reposta conteúdo que menciona eventos com mulheres nuas e políticos conservadores, reacendendo atritos internos
Michelle Bolsonaro diz a aliados que desistiu de concorrer ao Senado após atrito com Flávio
Ex-primeira-dama alega cansaço e preocupação com repercussão da briga familiar; parlamentares tentam convencê-la a reconsiderar
ACM Neto convoca vereadores de toda a Bahia para reunião em Salvador
Pré-candidato ao governo estadual promove encontro para debater cenário político e definir rumos eleitorais
Lula envia ao Congresso projeto que eleva teto do MEI para R$ 110 mil a partir de 2027
Medida busca formalizar mais trabalhadores e ampliar benefícios da categoria; texto ainda precisa ser aprovado pelos parlamentares
Mendonça enviará à PGR pedido de apuração sobre financiamento do filme 'Dark Horse'
Ministro do STF repassará notícia-crime apresentada por Lindbergh Farias, que liga repasses de Daniel Vorcaro a Jair Bolsonaro e familiares
Michelle Bolsonaro anuncia saída da presidência do PL Mulher em nota de esclarecimento.
Ex-primeira-dama decide deixar o comando do segmento feminino do partido após reunião com Valdemar Costa Neto e se dedicar à família.
Carregando..