‘Nenhuma possibilidade’, diz Lira sobre acabar com autonomia do BC

Para o presidente da Câmara, a independência 'foi um avanço, uma conquista dos últimos anos'
Por: Brado Jornal 15.fev.2023 às 14h38
‘Nenhuma possibilidade’, diz Lira sobre acabar com autonomia do BC
Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), descartou a possibilidade de mudança na autonomia do Banco Central (BC). Ele participou de um seminário promovido pelo banco BTG Pactual, nesta quarta-feira, 15, em São Paulo.

O parlamentar, reeleito para mais dois anos à frente da Câmara, classificou a independência da autoridade monetária como um “avanço” que deve ser preservado.

“Não pode ser pretensão minha, mas não ouço no parlamentar médio do Congresso nenhum sentimento de recuo dessas matérias que foram aprovadas”, disse Lira. “Não vejo nenhuma possibilidade de mudança em relação à independência do BC.”

Para o presidente da Câmara, a autonomia banco “foi um avanço, uma conquista dos últimos anos”. “O Brasil caminha na direção do que o mundo pensa. O BC independente cuida da nossa moeda, do sistema monetário. Mas é claro que ninguém está acima de qualquer crítica”, ponderou.

Questionado se o presidente do BC, Roberto Campos Neto, poderia ser convidado a participar de uma audiência na Câmara dos Deputados – como querem parlamentares do PT –, Lira afirmou não ver problema caso isso aconteça. “Tenho certeza de que, se houver um convite, ele vai e tudo será esclarecido.”

Em fevereiro de 2021, o então presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que deu autonomia ao BC e, assim, limitou a influência do Executivo sobre as decisões relacionadas à política monetária. Pela regra vigente desde então, os mandatos do chefe do BC e do titular do Palácio do Planalto não são mais coincidentes.

O presidente do banco assume sempre no primeiro dia útil do terceiro ano de cada governo. Assim, o chefe do Executivo federal só pode efetuar uma troca no comando do BC a partir do segundo ano de gestão. No caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, isso só acontecerá em 2024.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ACM Neto convoca vereadores de toda a Bahia para reunião em Salvador
Pré-candidato ao governo estadual promove encontro para debater cenário político e definir rumos eleitorais
Mendonça enviará à PGR pedido de apuração sobre financiamento do filme 'Dark Horse'
Ministro do STF repassará notícia-crime apresentada por Lindbergh Farias, que liga repasses de Daniel Vorcaro a Jair Bolsonaro e familiares
Flávio Bolsonaro e Zema seguem sem vice definido enquanto Caiado fecha com Kassab
Candidato do PSD anuncia presidente da legenda como companheiro de chapa nesta quarta; oposição de centro-direita ainda negocia nomes
Lula envia ao Congresso projeto que eleva teto do MEI para R$ 110 mil a partir de 2027
Medida busca formalizar mais trabalhadores e ampliar benefícios da categoria; texto ainda precisa ser aprovado pelos parlamentares
Michelle Bolsonaro diz a aliados que desistiu de concorrer ao Senado após atrito com Flávio
Ex-primeira-dama alega cansaço e preocupação com repercussão da briga familiar; parlamentares tentam convencê-la a reconsiderar
Imposto de importação sobre veículos elétricos montados no exterior aumenta a partir desta quarta
Alíquota sobe de 25% para 35% em carros importados inteiros, mas governo mantém cota de isenção para kits desmontados e semidesmontados.
Carregando..