Psol quer revisão histórica e retirada de nomes de ‘genocidas’ de prédios públicos

Projeto de lei foi protocolado na Câmara Federal
Por: Brado Jornal 24.fev.2023 às 17h13
Psol quer revisão histórica e retirada de nomes de ‘genocidas’ de prédios públicos
FOTO: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A bancada do Psol na Câmara Federal apresentou projeto de lei para proibir que obras públicas tenham nomes considerados “escravocratas”, “higienistas” e “genocidas”. Protocolado na quinta-feira 23, o projeto também prevê que obras já batizadas com nomes em desacordo com a norma devem ser renomeadas.

Além disso, o texto dos psolistas indica, mas sem citar nomes, quem deve ser homenageado: “As novas denominações serão, preferencialmente, realizadas em homenagem ou referência a eventos ou personalidades históricas cuja ocorrência ou vida tenha sido notabilizada pela defesa de direitos individuais, coletivos ou difusos de pessoas negras ou indígenas”.

No PL 627/2023, os dez deputados que assinam a proposta não explicam qual será o critério utilizado para revisar a história nacional e não informam nenhum nome a ser banido, mas criticam as “centenas” de homenagens a “ufanistas de um tempo em que o homem branco era o senhor do Brasil” e acrescentam: “Muitas são as homenagens aos bandeirantes, às casas-grandes e às figuras que tiveram um papel destacado na exploração da mão de obra indígena e negra por tantos anos; não obstante, é comum que muitos desses algozes sejam retratados como grandes heróis”.

Considerando que a “memória tem um papel fundamental na conformação do imaginário social e da consciência de uma nação sobre os seus processos históricos”, os deputados do Psol querem, com a iniciativa, reescrever “a história que a História não conta”. “O país que, só em 2023, criou, pela primeira vez, o Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério da Igualdade Racial precisa urgentemente encarar a responsabilidade de contar a história que a História não conta”, escreveram os autores, na iniciativa.

O projeto é assinado por Sâmia Bomfim (SP), Chico Alencar (RJ), Luiza Erundina (SP), Célia Xakriabá (MG), Fernanda Melchionna (RS), Talíria Petrone (RJ), Ivan Valente (SP), Tarcísio Motta (RJ), Pastor Henrique Vieira (RJ) e Glauber Braga (RJ).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Michelle Bolsonaro diz a aliados que desistiu de concorrer ao Senado após atrito com Flávio
Ex-primeira-dama alega cansaço e preocupação com repercussão da briga familiar; parlamentares tentam convencê-la a reconsiderar
Michelle Bolsonaro anuncia saída da presidência do PL Mulher em nota de esclarecimento.
Ex-primeira-dama decide deixar o comando do segmento feminino do partido após reunião com Valdemar Costa Neto e se dedicar à família.
Governo federal libera R$ 550 milhões para subsidiar importação de diesel
Medida provisória editada por Lula destina recursos ao Ministério de Minas e Energia para manter subvenção econômica ao combustível rodoviário em todo o país.
Flávio Bolsonaro e Zema seguem sem vice definido enquanto Caiado fecha com Kassab
Candidato do PSD anuncia presidente da legenda como companheiro de chapa nesta quarta; oposição de centro-direita ainda negocia nomes
Michelle para de seguir enteados em meio a crise familiar
Ex-primeira-dama compartilha versículos bíblicos e sinaliza distanciamento de Eduardo e Carlos Bolsonaro, apesar de pedidos de conciliação
Pesquisa Nexus mostra Lula e Flávio Bolsonaro tecnicamente empatados no 2º turno
Aprovação do presidente chega a 48%, mesmo índice de rejeição, em levantamento divulgado nesta segunda-feira (29).
Carregando..