Manuela d’Ávila explica a diferença entre ‘opinião’ e ‘discurso de ódio’

A ex-parlamentar também afirmou ao UOL que esses delitos têm consequências concretas na vida nacional.
Por: Brado Jornal 26.fev.2023 às 20h05
Manuela d’Ávila explica a diferença entre ‘opinião’ e ‘discurso de ódio’
28.jan.2023 - Manuela D'Ávila participa do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre Imagem: Tânia Rego/ Agência Brasil

Coordenadora do grupo de trabalho contra o discurso de ódio e extremismo, criado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a ex-deputada comunista Manuela d’Ávila rebateu o argumento de parlamentares que afirmam que iniciativas do tipo têm como objetivo limitar a liberdade de opinião. “Não é difícil distinguir o que é discurso de ódio do que é mera opinião”, garantiu Manuela. “Nós estamos falando de crimes, crime de racismo, misoginia, LGBTfobia, incitação a violência”.


A ex-parlamentar também afirmou ao UOL que esses delitos têm consequências concretas na vida nacional. “Foi o que se viu no 8 de janeiro, nos ataques que lamentavelmente têm acontecido nas escolas e que afetam a vida de pessoas que são ameaçadas permanentemente”, disse. A relação entre todos esses eventos, contudo, permanece uma incógnita.


O grupo é formado por 29 “personalidades ligadas ao assunto”, como o youtuber Felipe Netto, o escritor João Cezar de Castro Rocha, a antropóloga Débora Diniz e Lola Aronovich — todos integrantes da esquerda ultra radical. A primeira reunião da turma está marcada para o dia 6 de março e o grupo de trabalho tem prazo de 180 dias para apresentar as conclusões.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Evento de 1º de Maio em São Paulo registra baixa adesão
Ato organizado por metalúrgicos com presença de três ministros atrai apenas 400 pessoas, menos da metade do público projetado
Carregando..