Governo Lula estuda decretar emergência climática permanente em mil cidades

Segundo a ministra Marina Silva, o objetivo é permitir que obras preventivas possam ser adiantadas
Por: Brado Jornal 27.mar.2023 às 16h44
Governo Lula estuda decretar emergência climática permanente em mil cidades
Foto: Reprodução/Youtube

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse neste domingo, 26, que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva debate internamente a criação de um decreto para reconhecer estado de emergência climática permanente em mais de mil municípios mapeados como vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas. 

“Há uma sugestão que se está debatendo no governo, para que se decrete estado de emergência climática permanente nos municípios comprovadamente vulneráveis, para que se tenha uma ação continuada”, disse a ministra.

Marina também afirmou que a ciência tem meios de prever eventos extremos, seja de seca seja de fortes chuvas, e que, em alguns casos, até mesmo a população terá de ser removida das áreas de risco.

Segundo a ministra, o objetivo do decreto da emergência permanente é permitir que as obras preventivas, como de estudos de solo, de drenagem e trabalhos de assistência social, possam ser adiantadas.

“Além da situação de emergência, há os projetos de prevenção — esses são projetos de médio e longo prazo”, disse. “Estamos vivendo sob o efeito de mudanças climáticas, que estão se agravando a cada dia.”

Para evitar críticas sobre a falta de transparência nos gastos públicos que uma emergência acarreta, como, por exemplo, contratar empresas sem licitações, a ministra propôs a criação de uma estrutura permanente para supervisionar a aplicação dos recursos. Essa estrutura seria formada por comitês, equipes de monitoramento e acadêmicos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Em encontro com Alden e Diego Castro, Valdemar garante que 'não faltará estrutura do PL para candidatos baianos'
Capitão Alden e Diego Castro têm realizado uma série de reuniões políticas em Brasília desde o início da semana, incluindo um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
PL vai acionar TSE pela cassação de Moro
O senador havia sido alvo de acusações de abuso de poder econômico, caixa dois e manipulação dos meios de comunicação durante as eleições de 2022
Moraes usou “padrão apavorante”, diz Deltan sobre relatório dos EUA
O ex-deputado federal publicou sua “análise jurídica inicial dos arquivos do Congresso Americano” em seu perfil no X
Comitê da Câmara dos EUA libera documentos sobre censura de Moraes
O documento compila registros enviados a um subcomitê do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pela X Corp
Pará: PF prende ex-deputado federal por crimes eleitorais
Wladimir Costa foi preso no Aeroporto Internacional de Belém, na manhã desta quinta-feira (18)
Carregando..