PL e Novo foram únicos contra adiamento do projeto das fake news

Representados na Câmara por Altineu Côrtes e Adriana Ventura são derrotados em plenário; Lira adia votação
Por: Brado Jornal 03.mai.2023 às 06h38
PL e Novo foram únicos contra adiamento do projeto das fake news
Sarah Peres/Poder360 - 2.mai.2023

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), autorizou o adiamento da votação do PL 2.630, também conhecido como PL da Censura, que estava na pauta do plenário da Casa Baixa desta 3ª feira (2.mai.2023). A expectativa era de que o PL fosse votado ainda nesta noite. Os únicos partidos que votaram contra o adiamento foram o PL (Partido Liberal), de Bolsonaro, e o Partido Novo. Eis a íntegra do projeto (577 KB).

“A posição do PL é o desejo de votar a matéria hoje, conforme nós conversamos na semana passada. Entendemos o Deputado Orlando e respeitamos o posicionamento dos demais Líderes, mas o posicionamento do PL é de votar a matéria hoje”, disse o deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), líder da sigla.

No entanto, durante sessão na Câmara, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho de Jair Bolsonaro (PL), pediu a Lira para que, caso a votação fosse adiada, que fosse extinto o requerimento de urgência da proposição e sugeriu que a votação acontecesse em outra data. 

Republicanos, PP, PT, PDT, PSOL e PC do B apoiaram o adiamento. Contudo, partidos como PDT e Novo foram ambíguos em suas decisões, respectivamente, a favor e contra a prorrogação da votação. O primeiro, apesar de ser pró-discussão em plenário, acabou votando pela retirada de pauta.

“Nós do PDT — inclusive, dentro da bancada, somos 18 Parlamentares —manifestamo-nos favoravelmente a votar o PL e aprová-lo hoje. Esse é um projeto imprescindível para o Brasil.[…] Mas queremos fazer com que esse projeto, pelo mérito que tem, possa ser muito bem analisado […] O PDT acompanha a retirada da pauta”, afirmou o deputado André Figueiredo (PDT-CE), líder da legenda.

Já o Novo, representado na sessão pela líder do partido na Câmara, Adriana Ventura (Novo-SP), disse, primeiramente, que a Câmara estava “pronta para votar na data combinada”. A deputada votou contra o adiamento.

No entanto, em sua fala, também afirmou que o PL era favorável a “no limite, criarmos uma Comissão Especial para debater, como se deve, esse projeto e essas 90 emendas. O tema é complexo, o tema é polêmico, e o Plenário não está maduro para votar”. Apesar da derrota, o Novo celebrou a saída da proposição da pauta do dia. 

ENTENDA O CASO

Depois de receber mais de 90 emendas ao texto, o deputado Orlando Silva (PC do B-SP), relator do projeto, pediu a retirada do PL da pauta. Em plenário, o congressista afirmou que o pedido se dá pela necessidade de “produzir o melhor texto possível. Como relator, faço apelo a Vossa Excelência para fazermos um projeto que unifique o plenário da Câmara”. Até a conclusão desta reportagem, não havia nova data para votação do projeto de lei.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo suspeita de traição do MDB na rejeição de Messias
Aliados de Lula mapeiam votos contrários na bancada emedebista após derrota histórica no Senado
Alcolumbre afirma ter apenas opinado sobre placar de Messias
Presidente do Senado explica cochicho a Jaques Wagner antes de derrota histórica no STF
Pesquisa Quaest revela preferências do eleitorado baiano para governador em 2026
Levantamento indica que quase metade dos baianos deseja um candidato alinhado ao presidente Lula, enquanto independentes aparecem em segundo lugar.
Congresso derruba veto de Lula e aprova lei da dosimetria
Parlamentares impõem mais uma derrota ao Planalto ao validar regras que alteram cálculo e progressão de penas, com impacto sobre condenados do 8 de Janeiro.
Passageiro atira contra PM em abordagem em Brotas
Tiroteio em Salvador termina com fuga de suspeito e apreensão de camisas da Polícia Civil
Jovem de 19 anos é preso por latrocínio contra estudante de arquitetura em Salvador
Suspeito foi capturado quase três meses depois do crime que vitimou Kelvin Gomes de Souza em Stella Maris.
Carregando..