CPI da Covid: plenário do STF julgará arquivamento de ação sobre Bolsonaro

Decisão é da ministra Cármen Lúcia
Por: Brado Jornal 09.mai.2023 às 13h53
CPI da Covid: plenário do STF julgará arquivamento de ação sobre Bolsonaro
Foto: Rafaela Felicciano

A ministra do STF Cármen Lúcia decidiu levar ao plenário presencial da corte a análise de um recurso contra a decisão de Dias Toffoli de arquivar uma ação da CPI da Covid. Após a iniciativa da magistrada, será marcada uma data para o julgamento desse recurso.

Aprovado em 2021, o relatório final da comissão aponta que o ex-presidente teria cometido o crime de infração de medida sanitária preventiva por não utilizar máscaras e estimular aglomerações durante a pandemia. Com isso, houve um pedido de abertura de inquérito contra Bolsonaro, que foi encaminhado ao Supremo. O ministro Dias Toffoli ficou com a relatoria do caso.

Em 2022, a Procuradoria-Geral da República defendeu o arquivamento da ação, sob o argumento de não era possível apontar a prática do crime pelo ex-presidente com base nos documentos apresentados pela CPI. Em março deste ano, Toffoli seguiu o parecer da PGR e mandou arquivar o processo.

Após a decisão, senadores da CPI da Covid, apresentaram um recurso contra a decisão de Toffoli. A análise começou no plenário virtual em 28 de abril. Até ser encaminhado para sessão presencial, o placar estava 3 a 0 pela manutenção do arquivamento determinado por Toffoli. Votaram nesse sentido o próprio ministro, Edson Fachin e André Mendonça.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa Quaest revela preferências do eleitorado baiano para governador em 2026
Levantamento indica que quase metade dos baianos deseja um candidato alinhado ao presidente Lula, enquanto independentes aparecem em segundo lugar.
Alcolumbre afirma ter apenas opinado sobre placar de Messias
Presidente do Senado explica cochicho a Jaques Wagner antes de derrota histórica no STF
Rejeição de Messias ao STF deve impulsionar ativos
Estratégista da RB vê chance maior de alternância de poder e reação positiva do mercado
Lula aceita derrota no veto da dosimetria após priorizar Messias
Planalto concentrou esforços na vaga do STF e abriu mão de resistir no Congresso
Governo suspeita de traição do MDB na rejeição de Messias
Aliados de Lula mapeiam votos contrários na bancada emedebista após derrota histórica no Senado
Congresso derruba veto de Lula e aprova lei da dosimetria
Parlamentares impõem mais uma derrota ao Planalto ao validar regras que alteram cálculo e progressão de penas, com impacto sobre condenados do 8 de Janeiro.
Carregando..