PF deflagra operação contra grupo acusado de contrabando de eletrônicos em Salvador

Operação também acontece em Teresina e Belém
Por: Brado Jornal 04.set.2024 às 10h18
PF deflagra operação contra grupo acusado de contrabando de eletrônicos em Salvador
Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

A Corregedoria da Receita Federal do Brasil, em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou nesta quarta-feira, 04 de setembro, a operação Handbrake, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em contrabando e descaminho de produtos eletrônicos de alto valor agregado. As investigações identificaram a participação de servidores da Receita Federal do Brasil no esquema de facilitação da entrada irregular dessas mercadorias em unidades aeroportuárias.

A ação contou com a participação de 14 servidores da Corregedoria e mais de 60 policiais federais, que cumpriram 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Belém, Teresina e Salvador. Como resultado, quatro servidores da Receita Federal foram afastados judicialmente de suas funções.

A organização criminosa operava com um esquema estruturado, envolvendo elementos responsáveis pelo envio dos bens do exterior e outros pela receptação e distribuição no Brasil, com a colaboração de servidores da Receita Federal para garantir a não fiscalização dos produtos. Estima-se que o grupo tenha movimentado aproximadamente R$ 70 milhões em um ano.

A Receita Federal do Brasil, por meio de sua Corregedoria, reafirma seu firme compromisso com a defesa da integridade do órgão e a valorização de seus servidores, que em sua imensa maioria, atuam de forma ética e profissional.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula comete mais um ato de sincericídio em evento em Fortaleza e diz que "pessoas honestas são as que querem que ele seja"
Presidente faz declaração durante inauguração de instalações do ITA Ceará, no Ceará.
ACM Neto critica gestão de Jerônimo na segurança
Pré-candidato ao governo da Bahia afirma que avanço das facções criminosas se tornou a principal marca da administração petista no estado
Kim Kataguiri propõe multa proporcional à renda e proibição de radares escondidos no Código de Trânsito
Projeto de Lei altera o CTB para ajustar punições conforme capacidade econômica do infrator e exigir fiscalização visível, com nulidade de autuações irregulares
Lula cumpre agenda em Salvador com foco em mobilidade urbana
Presidente autoriza obras do Tramo IV do metrô e edital de expansão do VLT ao lado do governador Jerônimo Rodrigues
Trump demite procuradora-geral Pam Bondi
Presidente dos Estados Unidos anuncia saída de Pam Bondi do cargo e nomeia Todd Blanche como interino, elogiando o trabalho da ex-procuradora
Lula corrige prefeito sobre repasse de verbas culturais
Durante evento em Salvador, presidente Luiz Inácio Lula da Silva questiona e retifica declaração de Luiz Caetano sobre recursos federais destinados a Camaçari
Carregando..