PF deflagra operação contra grupo acusado de contrabando de eletrônicos em Salvador

Operação também acontece em Teresina e Belém
Por: Brado Jornal 04.set.2024 às 10h18
PF deflagra operação contra grupo acusado de contrabando de eletrônicos em Salvador
Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

A Corregedoria da Receita Federal do Brasil, em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou nesta quarta-feira, 04 de setembro, a operação Handbrake, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em contrabando e descaminho de produtos eletrônicos de alto valor agregado. As investigações identificaram a participação de servidores da Receita Federal do Brasil no esquema de facilitação da entrada irregular dessas mercadorias em unidades aeroportuárias.

A ação contou com a participação de 14 servidores da Corregedoria e mais de 60 policiais federais, que cumpriram 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Belém, Teresina e Salvador. Como resultado, quatro servidores da Receita Federal foram afastados judicialmente de suas funções.

A organização criminosa operava com um esquema estruturado, envolvendo elementos responsáveis pelo envio dos bens do exterior e outros pela receptação e distribuição no Brasil, com a colaboração de servidores da Receita Federal para garantir a não fiscalização dos produtos. Estima-se que o grupo tenha movimentado aproximadamente R$ 70 milhões em um ano.

A Receita Federal do Brasil, por meio de sua Corregedoria, reafirma seu firme compromisso com a defesa da integridade do órgão e a valorização de seus servidores, que em sua imensa maioria, atuam de forma ética e profissional.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jorge Messias solicita revisão da liminar de Gilmar Mendes sobre pedidos de impeachment de ministros
AGU defende revisão da limitação imposta por Gilmar Mendes e suspensão temporária de efeitos
Moraes rejeita pedido de Carlos Bolsonaro para ver o pai no dia do aniversário
Ministro do STF mantém regras rígidas de visitação na PF e veta exceção para domingo
Dino rejeita emendas parlamentares sugeridas por Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Ministro do STF considera que aceitar indicações de deputados licenciados seria uma “deformação” do sistema
CPMI do INSS acessa dados da PF que indicam ligação entre Lulinha e Careca do INSS
Entre os materiais repassados à CPMI está o depoimento prestado à PF em 29 de outubro por Edson Claro, antigo funcionário de Antunes.
Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, é preso pela PF por suspeita de vazar dados sigilosos da Operação Zargun
Operação Unha e Carne apura obstrução à investigação que levou à prisão do deputado TH Joias em setembro
Supremo suspende loterias e apostas esportivas criadas por municípios em todo o país
Decisão liminar de Nunes Marques paralisa imediatamente atividades locais e impõe multas pesadas
Carregando..