TJBA mantém foro privilegiado para ex-prefeito mesmo após o fim do mandato

Decisão do Tribunal se baseia na jurisprudência do STF sobre crimes cometidos durante o exercício do cargo
Por: Brado Jornal 30.jan.2025 às 10h30
TJBA mantém foro privilegiado para ex-prefeito mesmo após o fim do mandato
Reprodução

Nesta terça-feira (28), a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) determinou que o processo contra o ex-prefeito de Rio do Pires, Gilvânio Antônio dos Santos (conhecido como Vânio de Gildásio), manterá o foro por prerrogativa de função, mesmo após o término de seu mandato em 31 de dezembro de 2024. A decisão, tomada pelo desembargador Eserval Rocha, segue a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a competência do foro privilegiado.

O STF estabelece que o foro especial se aplica apenas a crimes cometidos durante o exercício do cargo e relacionados às funções desempenhadas. No entanto, a competência para o processo não será alterada uma vez que a fase de instrução processual tenha sido concluída, mesmo que o agente público deixe o cargo.

Gilvânio dos Santos é acusado de crimes cometidos enquanto prefeito. Sua defesa alegou que o caso deveria ser remetido à primeira instância após o fim do mandato, mas o TJBA rejeitou o pedido, mantendo a competência do tribunal.

A decisão também visa garantir a efetividade da prestação jurisdicional, conforme o entendimento firmado pelo STF em 2018, que busca evitar o uso do foro privilegiado como uma ferramenta de impunidade.

Em 2024, o ex-prefeito foi acusado de disparar tiros e ameaçar um morador da cidade, ação que gerou uma investigação policial.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PL rejeita acordo com Alcolumbre e lança Marinho na semana que vem
Partido aposta em dissidências do Centrão e terá 29 senadores a partir de fevereiro
Sindiquímica critica venda de ações da Bahiagás como “privatização disfarçada” após decreto de Jerônimo Rodrigues
Dirigente sindical Alfredo Santos Junior publica vídeo e sindicato ajuíza ação civil pública; manifestação reúne presença de Hilton Coelho (PSOL)
Michelle diz que Bolsonaro defende Tarcísio e Nikolas após derrota de Flávio
Ex-primeira-dama afirma que marido pede união da direita e rejeita busca por culpados
Lula deve convidar Trump e Milei para cerimônia de posse em janeiro
Convites seguirão padrão diplomático e incluirão todos os chefes de Estado com relações com o Brasil
Transporte público segue suspenso no Vale das Pedrinhas após confrontos
Semob mantém interrupção dos ônibus no Complexo do Nordeste de Amaralina por falta de segurança. Medida ocorre após troca de tiros com a PM e morte de investigado durante a Operação Atlântico BTS
Carregando..