Defesa de Bolsonaro recorre de decisão que manteve ministros do STF no julgamento

Ex-presidente questiona a imparcialidade de Flávio Dino e Cristiano Zanin, pedindo que o caso seja julgado pelo plenário da Corte
Por: Brado Jornal 11.mar.2025 às 10h17
Defesa de Bolsonaro recorre de decisão que manteve ministros do STF no julgamento
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro recorreu nesta segunda-feira, 10, da decisão que negou os pedidos para declarar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino e Cristiano Zanin impedidos para julgar a denúncia sobre a suposta trama golpista.

No recurso, os advogados de Bolsonaro pedem que o caso seja julgado pelo plenário da Corte, colegiado formado pelos 11 ministros, entre os quais André Mendonça e Nunes Marques, nomeados para a Corte durante o governo Bolsonaro.

No mês passado, o pedido para afastar Dino e Zanin do julgamento foi rejeitado pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, que entendeu que as situações citadas pela defesa de Bolsonaro não são impedimentos legais contra a atuação dos ministros.

A defesa do ex-presidente alega que Flávio Dino entrou com uma queixa-crime contra Bolsonaro quando ocupou o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública nos primeiros meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No caso de Zanin, a defesa de Bolsonaro diz que, antes de chegar à Corte, o ministro foi advogado da campanha de Lula e entrou com ações contra a chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022.

No mesmo recurso, a defesa de Bolsonaro pede que seja suscitada uma questão de ordem para que o plenário da Corte decida se deve julgar o caso.

As ações de impedimento foram direcionadas a Flávio Dino e Cristiano Zanin porque eles fazem parte da Primeira Turma do Supremo, colegiado que vai julgar a denúncia contra Bolsonaro.

A turma é composta pelo relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.

Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros acusados se tornarão réus e passarão a responder a uma ação penal no STF.

A data do julgamento ainda não foi definida. Considerando os trâmites legais, o caso pode ser julgado ainda neste primeiro semestre de 2025.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Estudante de 23 anos morre no dia do aniversário após atropelamento em Ilhéus
Ellen dos Santos Reis foi atingida por veículo ao atravessar a BR-415 em frente ao campus da UFSB, onde cursava faculdade
Renan Santos registra 7,4% e consolida terceiro lugar em pesquisa Vetor Arrow; Lula tem 7 pontos de vantagem sobre Flávio no 1º turno
Levantamento nacional aponta Lula com 37,4%, Flávio Bolsonaro com 30,2% e Renan Santos em forte crescimento como nome fora da polarização
Rodoviários encerram greve de ônibus em Salvador
Paralisação de cerca de oito horas termina após acordo salarial e benefícios; pontos de ônibus registraram grande movimentação na capital baiana.
Deolane Bezerra exibe bolsa de luxo avaliada em R$ 325 mil antes de prisão
Influenciadora e advogada publicou vídeo com item Hermès nos stories do Instagram horas antes de ser detida em operação contra lavagem de dinheiro ligada ao PCC
Ator José Trassi, que interpreta personagem inspirado em Adélio Bispo no filme “Dark Horse”, segue Lula, Erika Hilton e perfis críticos a Bolsonaro no Instagram
José Trassi vive o agressor de Jair Bolsonaro na produção cinematográfica; suas redes sociais chamaram atenção após divulgação de perfis seguidos
Grupo Dass leva produção de tênis Nike e Adidas para o Paraguai
Empresa catarinense inicia operação têxtil no país vizinho com investimento de US$ 40 milhões e geração de mais de 600 empregos
Carregando..